Resumo
Introdução:A DGRH já disponibilizava desde 2006 o sistema Vida Funcional, desenvolvido internamente pela equipe da Informática, utilizando tecnologia proprietária da Senior Sistemas. Naquela versão o sistema fornecia principalmente Holerites e Informes de rendimento, além de uma série de relatórios sobre a vida funcional do Servidor. Objetivo: No projeto aqui descrito, que foi posto em prática entre 2019 e 2020, visamos reestruturar o sistema, reconstruindo-o utilizando uma infraestrutura de código livre e gratuito (Java), para tornar o sistema mais adequado a novos dispositivos (responsivo para celulares, tablets, computadores), deixá-lo mais flexível para expansões futuras, e remodelado para atuar como portal de entrada do servidor no conjunto de sistemas web da DGRH. Resultados: O sistema está organizado nos seguintes menus: • pagamento: informações financeiras do servidor; • certificados: informações sobre treinamento e capacitação do servidor; • formulários: páginas de entradas de dados; • relatórios: páginas de saída de dados, buscando principalmente do sistema de Recursos Humanos (Vetorh/HCM). Além disso, no canto superior direito da tela, mantém um menu de acesso para outros aplicativos: • Férias, Afastamentos e Licença Prêmio (FALP); • Probatório (Docente e Paepe); • Programa Relotação de Servidores (PRS); • Declaração Anual de Bens e Valores; • Relatório de Atividades Docente e Pq (RADEP); • Consulta Servidores (busca de ramal e Unidade dos servidores a partir da matrícula ou nome); • Solicitações de Serviço (SOS); • Carreira Paepe (Sistema de apoio ao processo de progressão na Carreira). Após a implantação inicial, o sistema recebeu uma nova funcionalidade para captação dos comprovantes de vacinação COVID-19 de todos os servidores, demonstrando sua capacidade de facilmente ser expandido. Conclusão: Desenvolver o novo Vida Funcional mobilizou toda a Informática da DGRH, para coleta de requisitos, definição de funcionalidades, construção e organização da sua infraestrutura de operação. Mesmo acontecendo em parte durante a pandemia, com o trabalho sendo desempenhado de forma remota, a equipe permaneceu unida e produtiva. Seus módulos FALP e SOS informatizam processos que eliminam tramitações físicas e contatos presenciais. A filosofia visando flexibilidade de expansão e integração entre sistemas mostrou-se válida, respondendo eficientemente às demandas de digitalização geradas pela COVID.
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