Banner Portal
Prevenção de LP em pacientes internados
PDF

Palavras-chave

Lesão por pressão
Vídeo educativo

Como Citar

MOREIRA, Karina Pinheiro et al. Prevenção de LP em pacientes internados: produção de vídeo educativo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220719, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17988. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Lesão por pressão (LP) é um evento que compromete a qualidade da assistência, onera os gastos com tratamento, expõe o paciente ao risco de infecção e tem impacto negativo na qualidade de vida e reabilitação daqueles que possuem lesões, sendo considerado um problema de saúde pública. É importante que todos os envolvidos no cuidado tenham conhecimento de como prevenir estas lesões. Investir na formação do profissional de saúde, visando disseminar as boas práticas, têm sido uma importante aliada para as instituições que almejam reduzir a incidência das LP. Objetivo: Relatar a experiência da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Adulto(UTI) do Hospital das Clínicas da Unicamp, na construção de um vídeo educativo para abordar o tema “Cuidados para Prevenção de LP”. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de caso, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital das Clínicas da Unicamp, por membros da equipe de enfermagem que foram instigados a produzir material educativo com foco na temática de prevenção de LP. Assim, os membros da equipe de enfermagem consultaram o conteúdo disponível no Manual de Técnicas de Enfermagem da instituição e o Protocolo de prevenção de lesão por pressão do Ministério da Saúde, identificaram os pontos importantes para serem relembrados pela equipe e optaram por construir um vídeo educativo, com foco na prevenção de LP. Resultados: A equipe de enfermagem captou ações de cuidados que previnem LP´s e descreveu o procedimento de como realizar a mudança de decúbito passo-a-passo. Após, as imagens e sons captados, foram editados com auxílio dos aplicativos de edição de imagem constantes no play store do celular - InShot, CapCut, Benime e Canva. No vídeo construído, foi incluso mídia de som e legendas, que possibilitaram a construção de um vídeo de 2 minutos, abordando os principais cuidados para a prevenção de lesões por pressão: O que é a mudança de decúbito e LP, complicações associadas às LP´s, cuidados para prevenção de LP. O vídeo construído encontra-se disponível para acesso no link: https://drive.google.com/file/d/1LX-opjBFuqQhPyrMwybLD5TCh95QlIQB/view Os próximos passos, será divulgar entre a equipe de enfermagem o vídeo, de modo que seja um recurso educativo que auxilie na sensibilização da equipe a respeito da importância da prevenção de lesões por pressão. Conclusão: A construção do vídeo pelos próprios profissionais de enfermagem responsáveis pelos cuidados diretos do paciente em Uti, proporcionou aos mesmos, a possibilidade de atualizar conhecimentos, rever pontos críticos do cuidado relacionado a prevenção de LP, além de sensibilizar a equipe a respeito da importância dos cuidados para a prevenção, por meio de uma estratégia de treinamento diferente das capacitações convencionais. Além disso, o vídeo poderá ser utilizado para treinamento de outras equipes da própria instituição. Espera-se que esta ferrament educativa, auxilie no treinamento da equipe.

PDF

Referências

Manual de Técnicas da Enfermagem [recurso eletrônico]/Universidade Esttadual de Campinas. Hospital de Clínicas da Unicamp – 3 ed. – Campinas, SP: Hospital de Clínicas da Unicamp, 2014. 281 p. – (Série Manuais do Hospital das Clínicas da Unicamp). Brasil. Ministério da Saúde/ ANVISA - Fiocruz . Anexo 02: Protocolo para prevenção de úlcera por pressão. Brasília, 2013

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Karina Pinheiro Moreira

Downloads

Não há dados estatísticos.