Resumo
Introdução: Em 2019 foi criada a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) na Unicamp e neste mesmo ano, funcionários foram capacitados para multiplicar e promover os principais aspectos dos direitos humanos na construção de uma Unicamp justa, diversa, equitativa e democrática. Com o apoio da Escola de Educação Corporativa (Educorp), o curso “Atendimento na perspectiva dos Direitos Humanos” foi oferecido aos servidores técnico-administrativos e docentes. Objetivo: Esta capacitação teve como objetivo contemplar, prioritariamente, os servidores que executam atividades de atendimento ao público, de modo que pudessem atuar em consonância com os princípios dos Direitos Humanos, em seus respectivos processos de trabalho, a partir de procedimentos e condutas definidas institucionalmente. Metodologia: Em razão da pandemia da COVID-19, todo conteúdo do curso foi adaptado para o formato online. No total foram oferecidas 9 turmas com aulas de 1h30 de duração contemplando as seguintes temáticas: Introdução aos Direitos Humanos, Antirracismo, Acessibilidade, Saúde Mental, Assédio Moral, Comunicação Não Violenta (CNV), Diversidade de Gênero e Sexualidade. Os quatorze multiplicadores responsáveis pelo curso se dividiram entre os temas abordados e adotaram as seguintes estratégias metodológicas: debate, apresentação de slides, exibição de vídeos de curta duração, além do compartilhamento de textos e outros materiais pelo Google Classroom para estudos complementares das temáticas abordadas. O curso capacitou 170 alunos no período compreendido entre os anos de 2020 e 2021. Resultados: Os alunos puderam refletir, compartilhar ideias e desenvolver um olhar técnico, prático e crítico sobre os Direitos Humanos. O curso revelou-se como uma oportunidade de apresentar aos servidores legislações, conhecimentos e práticas pautadas nessas diretrizes trazendo impactos significativos nas relações profissionais estabelecidas na Universidade. O curso também teve papel relevante na divulgação de práticas já existentes na universidade ao orientar os alunos quanto aos setores responsáveis pelo acolhimento e demais tratativas de determinados processos tais como, Assédio Moral, Violência Sexual, Mediação de Conflitos e Saúde Mental. Os multiplicadores puderam desenvolver habilidades relacionadas à prática da docência ao assumirem a responsabilidade e o desafio de disseminar seus conhecimentos e experiências em temas importantes e fundamentais à compreensão e prática dos Direitos Humanos na comunidade universitária. Competências socioemocionais, didática e busca por ferramentas para exposição de conteúdo digital foram requeridos dos multiplicadores para a concretização e oferecimento deste curso. Conclusão: Conclui-se que espaços de reflexão, orientação e aprendizado promovidos pelo curso são imprescindíveis para a construção de uma cultura de paz, respeito à dignidade humana e sustentabilidade socioambiental em nossa comunidade. Dessa forma, ações como essa precisam ser priorizadas na universidade a fim de consolidar o compromisso ético e o engajamento dos servidores com os pactos e diretrizes assumidos pela nossa universidade em relação aos Direitos Humanos.
Referências
BRASIL. Constituição (Presidência da República, [2022]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 31 ago. 2022.
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nações Unidas, 217 (III) A, 1948, Paris, art. 1, http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/. Acessado em 31 de agosto de 2022. 988).
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/en/human-rights/universal-declaration/translations/portuguese?LangID=por. Acesso em: 31 ago. 2022.
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