Banner Portal
Medidas de prevenção e tratamento de dermatite associada à incontinência
PDF

Palavras-chave

Dermatite de fraldas
Incontinência urinária
Incontinência fecal
Segurança do paciente

Como Citar

FARIA, K. M. R. de; SILVA, V. A. da; ALVES, D. F. dos S.; MAGALHÃES, R. F.; FERREIRA, L. B. Medidas de prevenção e tratamento de dermatite associada à incontinência: elaboração de um protocolo para uma assistência segura. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220716, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17946. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

Introdução: A dermatite associada à incontinência surge quando a pele fica exposta a fezes ou urina por um tempo prolongado e inclui manifestações clínicas que envolvem eritema, desnudação e infecções secundárias, podendo aumentar o tempo de internação do paciente. Pode ser considerada um cuidado sensível à assistência de enfermagem e exige que as instituições elaborem protocolos de prevenção e tratamento, contribuindo para a segurança e a qualidade da assistência ao paciente. Objetivo: Descrever o processo de elaboração de um protocolo de prevenção e tratamento de dermatite associada à incontinência, em um hospital de ensino no interior do Estado de São Paulo. Metodologia: Trata-se da elaboração de um protocolo para medidas de prevenção e tratamento de dermatite associada à incontinência, para pacientes adultos e pediátricos. Para a elaboração do protocolo foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática nas principais bases de dados, discussão com a equipe de enfermagem, membros do núcleo de estomaterapia da instituição e de dermatologia, e validação com especialistas. Após esta etapa, foi elaborado o texto do protocolo com disponibilização para a equipe multiprofissional da instituição, por meio eletrônico. O protocolo tem previsão de atualização a cada dois anos ou quando as evidências científicas apontarem para modificações das estratégias atuais de prevenção e tratamento da dermatite associada à incontinência. Resultados: O protocolo foi construído com a padronização de medidas de prevenção e tratamento de dermatite associada à incontinência na instituição, sendo que na elaboração foram envolvidos membros da equipe multidisciplinar responsável pelo cuidado do paciente adulto e pediátrico. O protocolo possui seções específicas com a descrição da finalidade, profissionais envolvidos, materiais, e as medidas de prevenção que foram divididas em farmacológicas e não farmacológicas. As medidas de tratamento foram estratificadas de acordo com a gravidade e as características clínicas da lesão, classificadas em dermatite leve, moderada, intensa com eczema e lesões micropauplosas. As medidas incluem avaliação diária da pele, manejo da etiologia da incontinência, limpeza e hidratação suaves, aplicação de barreiras cutâneas, tratamento de infecção secundária e o uso de dispositivos de contenção. O resumo das informações foi apresentado por meio de fluxograma e o material foi disponibilizado para instituição por meio de acesso eletrônico. Conclusão: O protocolo de prevenção e tratamento da dermatite associada à incontinência foi elaborado com base na revisão da literatura, síntese de evidências, consulta à equipe multiprofissional e aos especialistas. O material está disponível para utilização pelos profissionais da instituição e disponível para acesso na intranet, contribuindo para a segurança do paciente e para a qualidade do cuidado.

PDF

Referências

Beeckman D, Gray M, Campbell J, et al. Anais do Painel Global de Especialistas do IAD. Dermatite associada à incontinência: avançando na prevenção. Publicado em 2015.

KOUDOUNAS, Sofoklis; BADER, Dan L.; VOEGELI, David. Knowledge Gaps in the Etiology and Pathophysiology of Incontinence-Associated Dermatitis: A Scoping Review. J Wound Ostomy Continence Nurs. 2020 Jul/Ago ;47(4):388-395. doi: 10.1097/WON.0000000000000656.

Nix D, Haugen V. Prevention and management of incontinence-associated dermatitis. Drugs Aging. 2010 Jun 1;27(6):491-6. doi: 10.2165/11315950-000000000-00000. PMID: 20524708.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Keila Mara Ribeiro de Faria, Vanessa Abreu da Silva, Daniela Fernanda dos Santos Alves, Renata Ferreira Magalhães, Luciene Bispo Ferreira

Downloads

Não há dados estatísticos.