Banner Portal
Os impactos do adoecimento em mulheres em tratamento oncológico
PDF

Palavras-chave

Serviço social
Direitos sociais
Mulheres
Oncologia
Hospital terciário

Como Citar

CARVALHO, Marielle Cristina Ribeiro de; FERREIRA, Katia Regina de Jesus. Os impactos do adoecimento em mulheres em tratamento oncológico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220715, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17945. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O câncer é o principal problema de saúde pública e já está entre as quatro principais causas de mortes prematuras. No Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020- 2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, sendo que em mulheres os cânceres de mama tem estimativa de 29,7% (INCA, 2019, p.26). O câncer é um problema de saúde pública, considerado um desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS) (INCA, 2018). Objetivo: Apresentar os impactos relacionados ao adoecimento enfrentados por mulheres em tratamento por câncer de mama, atendidas pelo Serviço Social nos ambulatórios de oncologia e unidades de internação em um hospital terciário que atende exclusivamente através do SUS, prestando assistência interdisciplinar de alta complexidade. Metodologia: Foi realizada pesquisa documental, com análise secundária via prontuário eletrônico. Através da pesquisa foi possível obter dados utilizados pelo Serviço Social, considerando a intervenção do assistente social para viabilizar o suporte protetivo para o cuidado em saúde e socioassistencial. Resultados: Detectamos situações em que o adoecimento apresenta grandes impactos para a mulher e para a sua rede familiar. Diante do agravamento da doença oncológica são apresentados os impactos socioeconômicos, nas relações familiares, na vida profissional e na autoimagem. O adoecimento de um membro da família desorganiza toda a rotina familiar, principalmente em relação ao trabalho e na organização do processo de cuidado. Frente aos impactos do adoecimento, o assistente social necessita realizar acolhimento e ter uma escuta qualificada para a efetivação de direitos sociais. Posteriormente, realizando a interlocução com a equipe interdisciplinar e com a rede de atendimento do território para a transição de cuidados de saúde e socioassistencial. Conclusão: O assistente social ancorado nos fundamentos teórico-metodológicos da profissão, no projeto ético político e nos aspectos técnico - operativo, realiza a interlocução com a rede de atendimento do território a fim de garantir direitos sociais e de cidadania na perspectiva de proporcionar uma qualidade de vida à mulher diante das fragilidades e dos impactos do adoecimento por câncer.

PDF

Referências

SILVA, Mario Jorge Sobreira da (org.). ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. 4. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: Inca, 2018.

INSTITUO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Estimativa 2020 : incidência de câncer no Brasil. – Rio de Janeiro : INCA, 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Marielle Cristina Ribeiro de Carvalho, Katia Regina de Jesus Ferreira

Downloads

Não há dados estatísticos.