Banner Portal
Cateter nasoenteral
PDF

Palavras-chave

Enfermagem
Nutrição enteral
Unidade de terapia intensiva
Segurança do paciente

Como Citar

GALHARDI, Nathalia Malaman; MERCHON, Jessica Chamorro; OLIVEIRA, Fernanda Teixeira; PIOVESAN, Paula de Moura; AOKI, Roberta Nazario. Cateter nasoenteral: revisão da prática da inserção à liberação do uso visando cultura de segurança. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220691, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17943. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O cateter enteral é um dispositivo que pode ser introduzido por via nasal ou oral e posicionar-se no estômago, disponibilizando uma via de acesso para nutrição e medicamentos para pacientes impossibilitados de ingerir e deglutir por via oral. Esta condição é comum na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O enfermeiro é o profissional responsável por realizar a inserção e a manutenção do dispositivo, além de supervisionar a administração de medicamentos e nutrição. Estudos mostraram que a taxa de complicações relacionadas à sonda enteral é alta. Objetivo: Mediante ao risco inerente ao procedimento e a possível ocorrência de eventos adversos relacionados viu-se a necessidade de realizar uma revisão e atualização dos procedimentos e processos relacionados ao uso do cateter enteral na UTI. Metodologia: Realizada revisão da literatura para atualização do conteúdo a ser ministrado à equipe de enfermagem da UTI e posteriormente oferecido o treinamento com aula expositiva dialogada com estudo de caso por três dias, nos turnos manhã, tarde e noite. Resultados: Participaram do treinamento 36 enfermeiros e 106 técnicos de enfermagem das três UTIs do HC Unicamp. O novo procedimento adotado após revisão de literatura científica aprimorou o procedimento de prescrição da inserção do cateter enteral registrado em prescrição e as etapas de liberação do uso do dispositivo médico conforme os protocolos institucionais de segurança do paciente, que envolvem a avaliação da imagem radiográfica disponibilizada em sistema de exames da unidade, prosseguida de registro médico completo em prescrição médica que confirma a liberação do cateter para infusão de medicamentos e nutrição. Além disso, foi reforçado à toda equipe que se houver qualquer dúvida em qualquer etapa do processo da inserção à liberação, o processo deve ser refeito. Conclusão: O novo modelo de procedimento de prescrição e liberação do uso de cateter enteral em pacientes da Terapia Intensiva aprimorou os protocolos de segurança do paciente e a prevenção de eventos adversos. A nova rotina traz mais segurança aos profissionais que realizam o procedimento e garante a segurança do paciente.

PDF

Referências

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução Cofen nº 453/2014 que aprova Norma Técnica que dispõe sobre a Atuação da Equipe de Enfermagem em Terapia Nutricional.

WALSH, Kathleen; SCHUB, Eliza. Nasogastric tube: inserting and verifying placement in the adult patient. Cinahl Information Systems; 25 Mar 2016.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Nathalia Malaman Galhardi, Jessica Chamorro Merchon, Fernanda Teixeira Oliveira, Paula de Moura Piovesan, Roberta Nazario Aoki

Downloads

Não há dados estatísticos.