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Uso do modelo de leitura documentária para indexação de livros por catalogadores da biblioteca Antônio Candido/IEL
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Palavras-chave

Indexação – metodologia
Cabeçalhos de assunto
Catalogação – livros
Gestão por processos

Como Citar

CUSTODIO, Crisllene Queiroz. Uso do modelo de leitura documentária para indexação de livros por catalogadores da biblioteca Antônio Candido/IEL. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220709, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17926. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Trata da melhoria do processo de indexação de livros. Ao efetuar constantes correções, percebemos que no dia-dia cada catalogador adota procedimentos e recursos diferentes na Leitura documentária. Ao consultar a literatura constatamos que estudos anteriores identificaram que os conhecimentos metodológicos do catalogador obtidos em formação inicial são em geral deficitários e ao examinar o livro adota estratégias próprias de Leitura documentária. Objetivo: padronizar procedimentos de Leitura Documentária na indexação de livros por catalogadores da Biblioteca-IEL, a partir do uso do Modelo de Leitura Documentária para Livros (proposto/adaptado por Fujita, 2013), assegurando uniformidade e excelência no provimento/disponibilização da informação científica à comunidade. Metodologia: Para entender o funcionamento do processo e a fim de identificar problemas/oportunidades, utilizou as ferramentas da qualidade: Mapa de Relacionamento e Mapa do Processo (fluxograma). Para planejar, executar, estudar e propor a melhoria utilizou a ferramenta de qualidade PDSA (Sigla em inglês: Plan-Do-Study-Act). Na fase-Planejar, utilizou a ferramenta 5W2H como plano de coleta de dados. Na fase-Executar utilizou a técnica de Observação durante a Análise documentária realizada por cada catalogador da equipe referente aos mesmos livros (amostra: 7 títulos). Os resultados da fase-Estudar serão apresentados abaixo. E na fase-Propor/Agir utilizou as ferramentas: Lista de desconexões para identificar o que afetava o processo e Análise de Valor para refletir sobre a dinâmica/fluidez do processo. Resultados: Na fase-Estudar, constatou que durante a exploração da estrutura textual: 1) inexistia metodologia sistematizada/condutas uniformes na identificação de descritores; 2) os catalogadores utilizam estratégias próprias e catálogos e base de dados diferentes; 3) houve divergência de 33% em relação às especificidades de assuntos. Cabe esclarecer que, a análise documentária na Biblioteconomia tem tradição como base a leitura técnica, a qual trata de um tipo de leitura dinâmica e racional, mas livre no que tange ao campo semântico, onde a bagagem cognitiva e bom senso do catalogador influenciam ao identificar os descritores. Na fase-Propor/Agir, constatou a ausência de ordem sequencial do processo, sobressaindo uma dinâmica de vai e vem e evidenciando a necessidade de acerto do fluxo do processo. A proposta do Novo Fluxograma consiste: na leitura técnica, o catalogador deve explorar na obra: objeto, partes do objeto, ação, agente, método, local e tempo, contemplando as especificidades e evitando as generalidades. O modelo é utilizado desde 2017 e destinado aos catalogadores e estagiários da Biblioteca-IEL, facilitando a dinâmica de indexação e promovendo a padronização/uniformidade de vocabulário controlado da Catálogo Acervus, resultando em maior precisão na busca pelos usuários. Conclusão: O uso do Modelo de Leitura documentária é estratégico ao direcionar o raciocínio lógico do catalogador com um passo a passo na definição dos termos a serem indexados. Na leitura técnica, o catalogador explora atentamente na obra: objeto, partes do objeto, ação, agente, método, local e tempo, contemplando as especificidades e evitando as generalidades. É evidente, portanto, que a indexação executada assertivamente impacta diretamente na pesquisa dos usuários, cuja é a atividade fim da universidade, visto que proporciona a recuperação com precisão da demanda temática do aluno/docente/pesquisador

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Referências

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A representação documentária no processo de indexação com o modelo de leitura documentária para textos científicos e livros : uma abordagem cognitiva do protocolo verbal. Ponto de acesso, Salvador, v.7, n.1, p. 42-66, abr. 2013.

SANTOS, Luciana Beatriz Piovezan dos ; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes ; SANTOS, Felipe Augusto Souza dos. A indexação de livros por catalogadores com uso de leitura documentária: observação com protocolo verbal. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, 18., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo, SP: USP, 2010. p. 7007-7010.

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