Resumo
Introdução: A Biblioteca-IEL possui um dos melhores acervos de obras de autores gregos e latinos do país, que vão desde Homero a textos de gramáticos da Antiguidade tardia, passando pela idade média, até os do período neolatino renascentista. Muitas vezes, essas obras estão organizadas em coleções de editoras abalizadas. Ocorre que, por catalogação com dados parciais, e pela disposição como atualmente se encontram na estante (sob medida de preservação de acervo: obras publicadas até 1960 estão em ala distinta do acervo circulante), separou as coleções dos autores de textos clássicos, limitando o acesso destas e as quais são fundamentais para as áreas de língua/letras. Objetivo: colaborar na reorganização, registro e atualização do acervo, dar visibilidade, bem como contribuir para a formação do aluno. Metodologia: Para fins da revisão da catalogação e da reorganização física do acervo, foram executadas as atividades: 1) Identificar as obras de textos clássicos alocadas no acervo da Ala de Edições Antigas; 2) Remanejar estes livros (Ala Edições Antigas) para as estantes do acervo circulante; 3) Verificar e identificar os registros na Base Acervus do acervo de obras antigas que estejam com dados faltantes no catálogo e encaminhar para correção da catalogação; 4) Identificar lacunas e encaminhar para inserção no Sistema de Gerenciamento ? Módulo Aquisição, a fim de se atualizar o acervo de obras gregas e latinas do IEL. Resultados: 1) Contribuição para emprego amplo e rigoroso de obras de autores gregos e latinos no ensino e pesquisa do IEL e da Unicamp; 2) Proporcionou acesso mais fácil ao acervo e consulta eficaz pelos usuários: 280 livros foram remanejados das edições antigas para o acervo circulante (geral); 3) Proporcionou a revisão e correção de metadados do Software Sophia permitindo a melhora da qualidade da Base Acervus (catálogo): 422 registros foram verificados pela bolsista e 104 registros (títulos) foram identificados e encaminhados ao bibliotecários-catalogador para correção, os quais perfazem um total de 274 exemplares corrigidos; 4) Além disso, as atividades permitiram um contato aprofundado e especializado com o acervo de textos clássicos contribuindo para o aprimoramento acadêmico e profissional da bolsista. Conclusão: Consideramos que a revisão da catalogação e a reorganização física da coleção de estudos clássicos proporcionaram maior acesso e qualidade do acervo bibliográfico aos usuários, reiterando o papel da Biblioteca como principal suporte acadêmico da pesquisa e do ensino desenvolvidos no Instituto de Estudos da Linguagem.
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