Banner Portal
Utilização do kamishibai na gestão diária do cuidado
PDF

Palavras-chave

Gestão em saúde
Qualidade da assistência à saúde
Infecção

Como Citar

CARVALHO, Luciana Aparecida Costa et al. Utilização do kamishibai na gestão diária do cuidado. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0330085, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17898. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O Kamishibai é uma ferramenta que possibilita a auditoria diária do cuidado ao paciente, avaliação da adesão aos processos de trabalho, identificação e planejamento de oportunidades de melhoria. A ferramenta é composta por um quadro ilustrativo que permanece na unidade de trabalho evidenciando os resultados dos processos. As infecções relacionadas à assistência à saúde, elevam a morbidade e mortalidade nos serviços de saúde, assim, torna-se de extrema relevância a utilização de ferramentas que auxiliem sua gestão. Objetivo: Implantar a ferramenta Kamishibai em unidade de terapia intensiva adulto, para gestão das principais infecções relacioão do trato urinário. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado na unidade de terapia intensiva do Hospital de Clínicas da Unicamp, início em abril de 2022, elaborado quadro com cartões referentes a cada cuidado essencial na prevenção das principais infecções relacionadas à assistência à saúde. Os cartões continham a descrição de diversos itens a serem realizados, ambos com a versão em vermelho e verde, quando um deles não foi assinalado positivamente, o cartão foi posicionado no quadro virado do lado vermelho. O preenchimento diário da ferramenta foi realizado pela equipe assistencial e ao final de cada semana, os dados foram coletados e analisados para identificação das oportunidades de melhoria. Resultados: Foi possível identificar visualmente a adesão diária aos cuidados direcionados à diminuição das principais infecções relacionadas à assistência à saúde. A taxa de adesão aos pacotes de cuidados, referentes ao primeiro mês de preenchimento da ferramenta, foi de 76,39% para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica, 73,79% para a infecção de corrente sanguínea relacionado ao cateter central e 70,83% para infecção do trato urinário relacionado ao cateter vesical de demora. A ferramenta proporcionou a identificação de oportunidades de melhoria, como a técnica de higiene oral, medida de pressão do cuff, manipulação do cateter venoso central e limpeza do meato uretral. Dessa forma, foi possível o planejamento de ações para o aumento da adesão destes processos, como a execução de treinamento específico para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica e aplicação de diversos testes de Plan-Do-Study-Act (PDSA). Esta metodologia foi utilizada como primeira etapa do planejamento de futuras intervenções que facilitem a adesão aos itens dos pacotes de cuidados. Conclusão: A ferramenta Kamishibai foi implantada na unidade de terapia intensiva de forma positiva e possibilitou auditoria diária dos cuidados essenciais para prevenção das principais infecções relacionadas à assistência à saúde, orientando o planejamento de intervenções específicas sobre o tema, direcionando e priorizando recursos, contribuindo para qualidade da assistência à Saúde.

PDF

Referências

SILVA, Vinicius Santos et al. UTILIZAÇÃO DE KAMISHIBAI PARA GESTÃO VISUAL: UMA PESQUISA-AÇÃO EM EMPRESA DO SETOR METALÚRGICO: XIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Gestão de Operações em Serviços e seus Impactos Sociais, Bauru, 2016, p. 1-12, 9 nov. 2016.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Luciana Aparecida Costa Carvalho, Mariana Salhab Dall Aqua Schweller, Roberta Aoki, Juliana Furlan Ravagnani, Ana Lúcia da Silva, Andrea Devids Nascimento, Lígia Roceto Ratti, Tiago Cristiano de Lima, Eliane Molina Psaltkids, Ana Paula Devite Cardoso Gasparotto

Downloads

Não há dados estatísticos.