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Programa de integração de novos servidores, estagiários e patrulheiros da Biblioteca Central Cesar Lattes
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Palavras-chave

Integração
Gestão de pessoas
Acolhimento
Gestão do conhecimento

Como Citar

SOUZA, Thatiane Soares de. Programa de integração de novos servidores, estagiários e patrulheiros da Biblioteca Central Cesar Lattes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220882, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17889. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O Objetivo do Projeto é a integração de novos funcionários, estagiários e patrulheiros da Biblioteca Central Cesar Lattes, como forma de acolher, integrar, apresentar as áreas e estruturas, bem como estreitar relacionamento, apresentar os produtos e serviços, processos de trabalho, organograma, redes sociais, regras, normas, legislações, programas, fluxos e sistemas de Gestão de Pessoas no âmbito da Unidade e da Universidade. Sabemos que um programa de integração é essencial, pois facilitam o processo de adaptação a uma nova cultura de trabalho e faz com que os novos funcionários se sintam parte da equipe, além de permitir o conhecimento do funcionamento administrativo e organizacional, como forma de gestão estratégica do conhecimento. Metodologia: A metodologia adotada para a integração de novo quadro de funcionários e extra quadros foi através de apresentação expositiva e visitação guiada nas estruturas internas para conhecimento dos prédios que compõe a Biblioteca Central Cesar Lattes, da história, das áreas, das instalações físicas, dos serviços, coleções das bibliotecas, das equipes e dos principais processos de trabalho e sistemas gerenciais de Gestão de Pessoas no que tange a vida funcional, benefícios, o organograma, história e estrutura administrativa. A apresentação permite o conhecimento das áreas internas, das políticas e do funcionamento do Sistema de Biblioteca e Biblioteca Central da Unicamp. Resultados: O Programa de Integração impacta diretamente na apresentação dos novos funcionários com os funcionários já existentes, que se sentem acolhidos e pertencentes à uma nova cultura, processo e equipe de trabalho. Os principais impactos causados são a sensação de pertencimento e de conhecimento inicial das estruturas, do funcionamento das áreas internas e de todo o processo de trabalho como um todo e não somente da área para o qual o novo funcionário está sendo admitido. A medida que os novos funcionários conhecem o organograma, o Sistema de Bibliotecas, as áreas internas em que trabalham conseguem visualizar melhor e de maneira menos complexa a importância de suas atividades e funções dentro da Unidade, integrando assim não somente as pessoas, como as políticas e a todo Sistema existente. "O conhecimento da empresa é fruto das interações que ocorrem no ambiente de negócios e que são desenvolvidas por meio de processos de aprendizagem. O conhecimento pode ser entendido também como informação associada à experiência, intuição e valores. [...] ". Conclusão: Concluímos que o programa de integração é um processo importante para conhecer, integrar, interagir e acolher novos funcionários. A gestão do conhecimento está presente nesse processo, pois permite o compartilhamento de conhecimento e aplicação como forma de gerar benefícios na gestão de pessoas e na integração, além de disseminar informação sobre a estrutura, funcionamento e principais processos de trabalho. É consenso que funcionários que conhecem os serviços, áreas, processos de trabalho se sentem mais acolhidos e motivados e se sentem mais preparados para o início. 

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Referências

FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA JR., Moacir de Miranda (Org). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e compentências. São Paulo: Atlas, 2011.

ROSSINI, Alessandro Marco Administração de Sistemas de informação e a gestão do conhecimento. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

ROSSINI, Alessandro Marco, PALMISANO, Angelo. Administração de Sistemas de informação e a gestão do conhecimento. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

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