Banner Portal
Psicologia no Brasil 60 anos, psicologia hospitalar no CAISM 36 anos
PDF

Palavras-chave

Psicologia
Saúde
Psicologia hospitalar

Como Citar

SANTOS, Laise Poterio dos; TEIXEIRA, Ana Luiza; RUBIO, Andreza Viviane; CATTEL, Gabriela; SANTOS, Mariana Gerzeli dos; GIUZIO, Mariana Francisco. Psicologia no Brasil 60 anos, psicologia hospitalar no CAISM 36 anos: histórico de um serviço. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e0220881, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17888. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O Objetivo deste trabalho é mostrar o avanço da Psicologia, que tem como marco a criação do primeiro curso de Psicologia no Brasil há 60 anos. O Serviço de Psicologia Hospitalar do CAISM é o mais antigo Serviço de Psicologia Hospitalar de Campinas, com 36 anos de atuação na área; sua estrutura conta, atualmente, com uma supervisora, 4 psicólogas e 7 psicólogos treinandos, com atuação em todas as áreas do CAISM. Os atendimentos psicológicos prestados às pacientes de ambulatórios e enfermarias podem ser individuais, de casal, família ou em grupo. Desde o início da pandemia de covid-19 são ofertados também atendimentos on-line. Metodologia: Relato de Experiência: A Psicologia foi regulamentada como ciência e profissão no Brasil em 27 de agosto de 1962, e ao longo dessas seis décadas tem se fortalecido como espaço de atuação técnica, científica e política de promoção de cuidado à saúde e da dignidade humana. A Psicologia já existia no Departamento de Tocoginecologia - DTG da Faculdade de Ciências Médicas desde os anos 70, quando havia uma docente psicóloga; com a criação do CAISM e a chegada de mais 6 psicólogas no ano de 1986, formou-se a Seção de Psicologia, que já chegou a ter 12 psicólogas contratadas em seu quadro. Resultados: Por 23 anos, de 1995-2018, desenvolveu-se o Aprimoramento em Psicologia na Saúde da Mulher e Recém-nascido PAP/FUNDAP/FCM/UNICAMP, que participou do treinamento e aprimoramento de psicólogos recém-formados dentro da realidade SUS, gerando mais de 100 novos profissionais especializados. Com a extinção dos cursos de Aprimoramento pelo governo estadual, a Seção de Psicologia montou, em 2020, o Treinamento em Serviço em Psicologia da Mulher e do Recém-nascido ligado ao DTG/CEU/FCM/UNICAMP vigente nos dias de hoje, aonde se promove o ensino prático da psicologia hospitalar. São alcançadas todas as áreas de atuação CAISM, sempre em integração com uma equipe multidisciplinar coesa, visando o bem-estar do paciente. Assistência psicológica hospitalar é realizada durante o tratamento médico no CAISM, utilizando-se técnicas de abordagem psicológica individual e grupal para as pacientes, familiares, parceiros e acompanhantes, tanto ao nível ambulatorial como nas unidades de internação. Este tipo de cuidado visa a prevenção de sintomas, o tratamento clínico, e também a investigação científica no campo da psicologia feminina. Conclusão: É prestado atendimento psicológico na área hospitalar, às pacientes dos ambulatórios e das enfermarias, em uma atuação multidisciplinar coesa, visando o bem-estar do paciente. É o olhar a uma profissão que se constrói e reconstrói ancorada no compromisso ético de um cuidado integral e de promoção de direitos. Uma Psicologia em movimento, atenta ao passado para construir o presente e projetar o futuro.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Laise Poterio dos Santos, Ana Luiza Teixeira, Andreza Viviane Rubio, Gabriela Cattel, Mariana Gerzeli dos Santos, Mariana Francisco Giuzio

Downloads

Não há dados estatísticos.