Banner Portal
Descarte consciente na FEF
PDF

Palavras-chave

Sustentabilidade
Reciclagem
Meio ambiente

Como Citar

BONGANHA, Valeria. Descarte consciente na FEF: responsabilidade de todos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220870, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17877. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A Faculdade de Educação Física (FEF) tem importante papel na geração de resíduos da Universidade. A unidade ocupa uma área de 93.000 m2 e suas instalações são utilizadas por toda comunidade interna e externa da universidade, tanto para atividades acadêmicas, quanto para a prática de atividades físicas. Circulam em torno de 3900 pessoas por semana, o que causa grande impacto na geração de resíduos. Com o objetivo de conduzir um descarte consciente, foi criado um material de divulgação com as orientações sobre os resíduos, localização do ponto de descarte no mapa da FEF, como fazer o descarte correto e a destinação final, para divulgação entre a comunidade interna e externa que frequentam as dependências da FEF. Metodologia: Criação de material em arte gráfica de fácil entendimento, para orientar tanto a comunidade interna, quanto aos usuários externos que frequentam as dependências da faculdade para estimular a sustentabilidade, orientar o descarte correto e divulgar quais são os resíduos coletados na unidade. O material traz todas as informações necessárias para um descarte consciente, de maneira descontraída. Os cartazes são divulgados mensalmente, por meio de correio eletrônico, direcionado aos docentes e funcionários da FEF. Concomitante a essa divulgação, é lançada uma noticia no site da FEF para aumentar a abrangência da campanha. Além disso, foi incluída a coleta de esponjas de limpeza que não fazia parte dos resíduos coletados na FEF, através do Programa de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite. Resultados: O programa descarte consciente na FEF iniciou-se em 2022, e está em fase de implantação. O material tem ajudado na conscientização sobre o descarte correto de resíduos, para todos os usuários (internos e externos). Com a pandemia e a consequente suspensão das atividades presenciais, muitos usuários não tinham vindo presencialmente à faculdade, o que gera dúvida em relação aos procedimentos de descarte já padronizados. Nesse sentido, os servidores terceirizados, os quais têm papel fundamental na segregação e coleta dos resíduos, foram capacitados novamente sobre os procedimentos adotados na unidade. A inclusão da coleta de esponjas de limpeza para reciclagem, através do Programa de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite, parceria das empresas 3M e TerraCycle, tem um programa de acumulação de pontos, cada esponja recebida equivale a R$0,02 que são doados para entidades sem fins lucrativos. Os cartazes também estão disponibilizados no site da FEF, na página de gerenciamento de resíduos e fixados em locais de grande circulação de pessoas, para estimular a comunidade externa. Conclusão: A criação de material didático para orientação correta do descarte de resíduos tem ajudado o descarte consciente na FEF. O material foi bem aceito pela comunidade interna e tem estimulado e orientado os usuários sobre os procedimentos, locais de coleta e resíduos coletados.

PDF

Referências

PREFEITURA UNIVERSITÁRIA, Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: https://www.prefeitura.unicamp.br/2016/02/26/programa-de-coleta-de-pilhas-e-baterias-instalacao-de-coletores/, acesso em 13 de setembro de 2022.

RESOLUÇÃO CONAMA n°401, de 4 de novembro de 2008. LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. Disponível em https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/programa-de-reciclagem-de-esponjas-scotch-brite#@-12.181552636780836:-50.54100265624999zoom:4 acesso em 13 de setembro de 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Valeria Bonganha

Downloads

Não há dados estatísticos.