Banner Portal
Controle remoto universal MQTT para ar-condicionado
PDF

Palavras-chave

MQTT
ESP-32
Ar-condicionado
Infravermelho
IOT

Como Citar

MORAIS, Leandro. Controle remoto universal MQTT para ar-condicionado. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220073, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17857. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Com o uso crescente dos aparelhos de ar-condicionado é comum encontrarmos locais que possuam mais de um aparelho instalado. A configuração de cada um deles é feita sequencialmente utilizando um controle remoto infravermelho, contudo, caso o ambiente tenha vários aparelhos e o usuário se esqueça de ligá-los antes das pessoas chegarem, isso pode gerar um desconforto, pois a temperatura vai demorar mais para chegar ao valor desejado. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo adicionar mais uma funcionalidade ao controle remoto infravermelho, tornando-o um dispositivo de IoT - Internet of Things, para controlar as principais funções do ar-condicionado. Este dispositivo deve se conectar à rede Wi-Fi institucional IoT-local e ao Broker MQTT. Metodologia: Por questões de segurança, foi instalado um Broker MQTT Mosquitto local, responsável por gerenciar a troca de informações entre os dispositivos usando o protocolo TLS - Transport Layer Security. O firmware foi desenvolvido baseado no freeRTOS, um Sistema Operacional de Tempo Real - RTOS e de código aberto, utilizando o programa VsCode como IDE e editor de códigos. Foi montado um protótipo e testado utilizando os programas MQTTBox e MQTT Explorer, que permite criar clientes MQTT para publicar ou se inscrever em tópicos. Os principais componentes utilizados na montagem foram uma placa de desenvolvimento ESP-32, um LED infravermelho TSUS5400 e um sensor de temperatura DS18B20. Resultados: O protótipo funcionou de acordo com o esperado e foi testado se comunicando com vários modelos de ar-condicionado. Após a identificação do protocolo de comunicação, um comando para refrigerar o ambiente foi enviado utilizando o programa MQTTBox e a variação de temperatura pode ser constatada com a utilização do sensor de temperatura DS18B20, acoplado na caixa de acondicionamento do protótipo. As demais funções presentes no controle remoto original do aparelho foram verificadas em sequência e funcionaram corretamente. Com relação ao alcance do transmissor infravermelho, pode-se observar um funcionamento normal com o protótipo apontado diretamente para o ar-condicionado à uma distância de até 6 metros. Conclusão: O protótipo desenvolvido pode se conectar com sucesso à rede Wi-Fi institucional IoT -local, bem como ao Broker MQTT via TLS. Assim, os comandos recebidos puderam ser transmitidos por infravermelho, executando as principais funções dos aparelhos de ar-condicionado testados.

PDF

Referências

MQTT community. MQTT Community Wiki. Disponível em: https://github.com/mqtt/mqtt.github.io/wiki . Acesso em: 25 de ago. 2022.

FreeRTOS. Real-time operating system for microcontrollers. Disponível em: https://www.freertos.org/ . Acesso em: 25 de ago. 2022.

Paschoalino, Rachel. Redes Wi-Fi para IoT na Unicamp. Disponível em: https://bit.ly/3Kp77hy Acesso em 25 de ago. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Leandro Morais

Downloads

Não há dados estatísticos.