Banner Portal
Portal do docente e pesquisador da Unicamp
PDF

Palavras-chave

Buscadores
Docentes
Pesquisadores
UNICAMP

Como Citar

SILVA, Jorge Luiz Machado da; MELO, Alexandre Henrique de; CAMPOS, Sidney Pio de; SILVA, Ronei Xavier da; RODRIGUES, Silviane Duarte; GIMENES, Rinaldo Jose; GRELLA, Vornei Augusto. Portal do docente e pesquisador da Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220866, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17850. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O projeto Portal do Docente e Pesquisador tem como objetivo tornar pública a produção acadêmica da universidade por meio de informações referentes a seu corpo de docentes e pesquisadores. O portal reúne dados de diversas fontes, como Lattes, Fapesp, Web of Science, Publons, Scielo, Scopus, Scival e Google Scholar. Além disso, apresenta de forma simples e intuitiva quais docentes e pesquisadores pertencem aos diversos programas de pós-graduação, faculdades e institutos, centros e núcleos e colégios técnicos da Unicamp. A ideia principal é servir como um ponto central de buscas internas e externas à universidade em relação a seu corpo de docentes e pesquisadores. Para isso, o portal fornece um mecanismo de buscas por termos gerais, que podem ser nomes, palavras-chave e linhas de pesquisa. Metodologia: Um grande diferencial da ferramenta de buscas do Portal do Docente e Pesquisador é a possibilidade de navegação entre as palavras-chave relacionadas ao termo pesquisado. Por exemplo, caso o usuário pesquise pelo termo "VISÃO COMPUTACIONAL", a ferramenta, além de mostrar os docentes que mais utilizaram esse termo em trabalhos de pesquisa (Figura 1), mostrará uma lista de palavras-chave relacionadas. Palavra-chave relacionada é aquela que foi utilizada juntamente com o termo pesquisado, nesse caso: "VISÃO COMPUTACIONAL". Dessa forma, o usuário pode selecionar uma palavra-chave relacionada da lista, por exemplo “PROCESSAMENTO DE VÍDEO”, e o sistema mostrará a nuvem com os docentes que utilizaram essa palavra-chave em trabalhos de pesquisa, bem como as palavras-chave relacionadas a ela. Resultados: Como o Portal do Docente e Pesquisador da Unicamp reúne diversas informações de seu corpo de docentes e pesquisadores oriundas de diferentes fontes de dados em um único local, podemos afirmar que o projeto contribui para a redução de custos da universidade. Se levarmos em consideração que essas informações, além de serem apresentadas publicamente (no passado alguém tinha que levantar manualmente via SIC ou outro canal de comunicação) também são usadas em outros projetos, houve uma redução no trabalho que era feito de forma manual ou semi-automática. Entretanto, como não temos essa métrica, calcular um valor ou percentagem da redução de custos se torna inviável. Após a implantação, devido ao número de acessos ao portal constatado através do google analytics, podemos afirmar que o projeto atingiu seu objetivo com êxito. Conclusão:
O projeto Portal do Docente e Pesquisador da Unicamp gerou resultados bastante satisfatórios, uma vez que vem sendo amplamente utilizado por docentes e pesquisadores de universidades do mundo todo (Figura 2 em anexo). Após a implantação do projeto o EDAT - Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão recebeu vários elogios. O portal disponibiliza um canal de comunicação (Fale Conosco) em que os usuários podem tirar dúvidas, sugerir melhorias ou relatar qualquer problema. A equipe de desenvolvimento está sempre de prontidão para tirar dúvidas e/ou implementar melhorias na aplicação.

PDF

Referências

PLATAFORMA LATTES. Disponível em: https://www.lattes.cnpq.br/. Acesso em: 23 abr. 10.

GOV.BR. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br. Acesso em: 23 abr. 10.

GOOGLE ACADÊMICO. Disponível em: https://scholar.google.com.br/. Acesso em: 23 abr. 10.

SCIVAL. Disponível em: https://www.scival.com/. Acesso em: 23 abr. 10.

ELSEVIER. Uma empresa de informações analíticas. Disponível em: https://www.elsevier.com/. Acesso em: 23 abr. 10.

FAPESP. Disponível em: https://fapesp.br/ https://publons.com/wos-op/. Acesso em: 23 abr. 10.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Jorge Luiz Machado da Silva, Jorge Luiz Machado da Silva, Alexandre Henrique de Melo, Sidney Pio de Campos, Ronei Xavier da Silva, Silviane Duarte Rodrigues, Rinaldo Jose Gimenes, Vornei Augusto Grella

Downloads

Não há dados estatísticos.