Banner Portal
Comunicação efetiva com a equipe
PDF

Palavras-chave

Comunicação
Lean healthcare
Gestão

Como Citar

OLIVEIRA, Fernanda Teixeira; CASTRO, Angelita de Paula e Silva de; PIOVESANA, Paula de Moura; AOKI, Roberta Nazario; SOLDERA, Jeferson Daniel; SILVA, Ana Lucia da. Comunicação efetiva com a equipe: implantação de um quadro de gestão visual. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220071, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17847. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A filosofia Lean Healthcare na gestão da saúde visa a redução de tempo, desperdício e otimizando os processos de trabalho e aumentando a satisfação do trabalhador. Com processos organizados e padronizados todos dão valor e compreendem com maior facilidade o fluxo de trabalho(1).Diante disso, pensando na filosofia Lean, o local de trabalho é o facilitador de melhoria contínua e para que isso possa acontecer temos que nos alicerçar em vários eixos e um deles é de extrema importância: a comunicação. Verificamos a necessidade de desenvolver uma comunicação mais efetiva e optamos por implantar um quadro de gestão visual na unidade de trabalho. Objetivo: Disseminar as informações dentro do ambiente de trabalho de maneira objetiva, organizada e de fácil acesso. Metodologia: Método: Esse é um estudo descritivo, tipo relato de caso desenvolvido aplicando-se um conceito de gestão visual do Lean Healthcare como facilitador da comunicação. Foi implantado dentro do espaço da UTI, ou seja, em um local de chegada do funcionário um quadro de gestão visual dividido por cores. A área azul destinada a escala de trabalho, a área vermelha para informações a respeito de treinamento, a área verde para colocar informações institucionais e a área amarela para os indicadores de assistência. O funcionário verifica qual o posto de trabalho ele irá atuar e, ainda, pode verificar os informes, os quais são atualizados quando necessário. Resultados: Após a implantação desse quadro de gestão visual as escalas de funcionários ficaram de fácil acesso para consulta e não houveram mais perdas. Os avisos e comunicados ficaram dispostos de forma uniforme e organizada em todas as Unidades de Terapia Intensiva(D2; E2 e D3). Gerando uma maior segurança ao profissional ao chegar no ambiente de trabalho, pois no quadro ele irá visualizar de forma rápida qual o posto estará alocado para desenvolver seu trabalho no dia. Além disso, impactando indiretamente na melhoria da assistência prestada ao paciente, pois os profissionais chegam mais rápidos nos ambientes de trabalho. Esta alteração do processo de trabalho firmou o conceito do quadro e suas funções. Conclusão: A implantação dessa ferramenta Lean transformou um processo, o qual estava desestruturado, pois houve uma melhoria no modo de divulgar informações e ,ainda, organizar e facilitar o acesso à escala de trabalho dos funcionários diariamente. Uma ferramenta visual valiosa e de baixo impacto econômico para a instituição.

PDF

Referências

MIN, Li LI; SARANTOPOULOS, Alice; SPAGNOL, Gabriela; CALADO, Robisom D. O que é esse tal de Lean Healthcare? 2a edição. Campinas 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Fernanda Teixeira Oliveira, Angelita de Paula e Silva de Castro, Paula de Moura Piovesana, Roberta Nazario Aoki, Jeferson Daniel Soldera, Ana Lucia da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.