Banner Portal
Atendimento psicológico on-line em tempos de Pandemia da Covid-19
PDF

Palavras-chave

Covid -19
Tele medicina
Atendimento psicológico online

Como Citar

SANTOS, Laise Poterio dos; TEIXEIRA, Ana Luiza; RUBIO, Andreza Viviane; SANTOS, Mariana Gerzeli dos; CATTEL, Gabriela; GIUZIO, Mariana Francisco. Atendimento psicológico on-line em tempos de Pandemia da Covid-19: Hospital da Mulher prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM/Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e0220863, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17846. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: No ano de 2019, um vírus conhecido como SARS-COV-2, causador da covid-19, espalhou-se na população geral. A quarentena foi a principal forma de conter a velocidade da doença; no entanto, promoveu o isolamento e confinamento da população (Zwielewski et al, 2020), e assim o aumento dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. Percebendo a necessidade de renovação das modalidades de atendimento psicológico, a Psicologia, através de seu Conselho Federal de Psicologia (CFP), habilitou os psicólogos para o atendimento on-line. O objetivo desse trabalho é apresentar os atendimentos psicológicos na modalidade on-line realizados no contexto da pandemia de covid-19 pela equipe de Psicologia do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti/CAISM-UNICAMP. Metodologia: Os atendimentos psicológicos on-line acontecem através de um celular institucional para pacientes e familiares que realizam algum tratamento no CAISM, nas áreas de Oncologia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia. A equipe de Psicologia realiza este atendimento através de vídeo chamada, com horário agendado e em ambiente reservado, nas salas de atendimento da Psicologia. Vale a pena contextualizar que, no ano de 2020, começou-se a utilizar o atendimento on-line a partir do mês de Maio de 2020, quando o número de atendimentos presenciais caiu muito em função da pandemia. Resultados: Desde o início do formato de atendimento psicológico on-line, em Maio de 2020, até o momento atual, já foram realizados 349 atendimentos de psicologia, demonstrando boa adesão das pacientes do CAISM-UNICAMP. Isto vem sendo percebido mesmo após a retomada de atendimentos presenciais, possível após a ocorrência da flexibilização das normas sanitárias, desde quando a aceitação dos atendimentos on-line vem, inclusive, aumentando. O aumento do numero de atendimentos, tanto presenciais como remotos, deveu-se também à criação do treinamento em serviço realizado pelo Programa de Saúde da Família - PSF, o que possibilitou o aumento do quadro de psicólogos de quatro para doze profissionais. Conclusão: Sabe-se da importância do acompanhamento psicológico no contexto hospitalar. A modalidade de atendimento on-line trouxe novos ganhos no contexto da pandemia da covid-19, possibilitando às pacientes a continuidade ou o início de seu acompanhamento psicológico em meio às diretrizes sanitárias. Isso favoreceu um ambiente seguro e a garantia do cuidado de sua saúde emocional.

PDF

Referências

Zwielewski G, Oltramari G, Santos ARS, Nicolazzi EM da S, Moura JA de, Sant’ana VLP, Schlindwein-Zanini R, Cruz RM. Protocolos para tratamento psicológico em pandemias: as demandas em saúde mental produzidas pela Covid-19. Debates em Psiquiatria [Internet]. 30º de junho de 2020 [citado 9º de setembro de 2022];10(2):30-7. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/36. Acesso em: 23-04-10.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Laise Poterio dos Santos, Ana Luiza Teixeira, Andreza Viviane Rubio, Mariana Gerzeli dos Santos, Gabriela Cattel, Mariana Francisco Giuzio

Downloads

Não há dados estatísticos.