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Veículos elétricos no Brasil
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Palavras-chave

Veículos elétricos
Técnica Delphi

Como Citar

MAGRI, Raquel Teixeira Gomes; ORDÓÑEZ, Robert Eduardo Cooper. Veículos elétricos no Brasil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220070, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17845. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Este trabalho tem como objetivo estudar o potencial de implantação dos veículos elétricos (VEs) no Brasil. A motivação para desenvolver este tema nasceu entre os anos de 2014 a 2017 em decorrência da celebração do convênio entre Coordenadoria Geral da Universidade Estadual de Campinas (CGU-UNICAMP) e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a fim de estudar a inserção técnica e comercial de VEs em frotas empresarias de Campinas e região. Ademais, devido aos efeitos nocivos causados ao meio ambiente, assim como à saúde humana, pela queima de combustíveis fósseis pelo setor de transporte, tem sido crescente a criação de incentivos para favorecer a difusão dos VEs no mundo. Metodologia: Este trabalho é fruto da dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, intitulada “Diagnóstico e Recomendações para a Implantação dos Veículos Elétricos no Brasil”. Preliminarmente, foi realizada uma revisão da literatura. Após, foi aplicada a técnica Delphi (com aplicação de duas rodadas de questionários a especialistas). Resultados: Verifica-se que um dos maiores desafios para inserção da mobilidade elétrica no país é o elevado custo de aquisição do veículo elétrico, o qual está atrelado ao preço da bateria (cujo valor pode corresponder a até 50% do valor do automóvel); assim como a forte dependência de importação (fator que eleva os custos do automóvel, devido aos impostos acrescidos pelo processo de importação, restringido à compra a uma classe consumidora com maior poder aquisitivo e impedido a inserção massiva do VE no cenário brasileiro. Verifica-se que embora o consumidor brasileiro, embora tenha consciência dos benefícios dos VEs como economia de combustível, custo de manutenção inferior ao MCI, eficiência energética, favorecimento ambiental e incentivo a busca de fontes renováveis de energia, as perspectivas de inserção deste automóvel no Brasil ainda são baixas, devido às várias incertezas tanto tecnológicas quanto de que maneira acontecerá a difusão da eletromobilidade no país. Conclusão: Assim como a UNICAMP vem tomando iniciativas para inserção da eletromobilidade no Brasil, ter o setor público como o principal usuário dos veículos elétricos no início, com ônibus elétrico e frotas elétricas, tem forte potencial para dar visibilidade sobre os ganhos reais desta tecnologia tanto para as questões ambientais, como para a saúde pública.

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Referências

ARIOLI, Vitor Torquato. Análise de impactos técnicos provocados pela penetração massiva de veículos elétricos em redes de distribuição de energia elétrica. 2016. 174f. Tese (Mestre em Engenharia Elétrica). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

MACHADO, Felipe Ferraz. Análise das Políticas Públicas para inclusão do automóvel elétrico no Brasil. 2015. 129F. Tese (Mestrado em Ciências). Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

MORAES, Henrique Botin; BARASSA, Edgar; CONSONI, Flávia L. Conhecimento científico e tecnológico para o veículo elétrico no brasil: uma análise a partir das instituições de ciência e tecnologia e seus grupos de pesquisa. Desafio Online. PROJETO EMOTIVE, BANCO DE PRÁTICAS ODS, 2018.

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Copyright (c) 2022 Raquel Teixeira Gomes Magri, Robert Eduardo Cooper Ordóñez

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