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Solução para chamada de pacientes dos atendimentos de rotina do CECOM
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Palavras-chave

Painel de chamada
Atendimento
Pacientes
Chamada

Como Citar

SANTOS, Rafael Jose dos; ALMEIDA, Victor Leal de; AGNELO, Uberdan. Solução para chamada de pacientes dos atendimentos de rotina do CECOM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e0220069, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17843. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Devido à pandemia de covid-19, o CECOM se viu obrigado a separar a recepção dos pacientes dos atendimentos de rotina, até então localizada no 1o andar do prédio, para a recepção da Odontologia, no térreo, a fim de evitar o cruzamento entre pacientes com sintomas de covid-19 e pacientes não sintomáticos. Isto gerou a inutilização da estrutura que até então era empregada para chamar os pacientes, fazendo com que os profissionais da assistência tivessem que se deslocar até a nova recepção, precisando abandonar o seu posto de trabalho. Diante desse cenário, foi desenvolvida uma solução para chamada dos pacientes a partir do computador que o profissional utiliza para o atendimento. Metodologia: No desenvolvimento do sistema foram utilizados Nodejs + Express para implementação do backend, HTML + CSS + Javascript para desenvolvimento da interface do painel exibido na TV e nas telas utilizadas pelos médicos e enfermeiros. E a biblioteca Socket.IO foi utilizada para a comunicação bidirecional entre o serviço de backend e a TV através de WebSocket, para atualizar o painel assim que os funcionários chamarem um paciente. O serviço backend roda em containers Docker em um cluster Docker Swarm. Os dados são armazenados em banco de dados MySQL. Resultados: Os profissionais, agora, acessam uma interface onde informam seu próprio nome, o nome do paciente e a sala onde será feito o atendimento. Esses dados aparecem em uma televisão, instalada na recepção, junto com a emissão de um sinal sonoro, para facilitar a comunicação com os pacientes que estão aguardando a consulta. Esse mecanismo garantiu praticidade para os profissionais da assistência, que não precisam ficar fazendo o deslocamento entre os andares do prédio, agilizando o tempo de consulta. Também trouxe benefícios para o paciente, que, ao ouvir o chamado, já verifica no televisor a sala para onde deverá se dirigir. Além disso, o desenvolvimento deste sistema foi feito sem nenhum custo extra para a Universidade, utilizando-se ferramentas já conhecidas pela equipe de Tecnologia de Informação do CECOM. Conclusão: O projeto do Painel trouxe benefícios tanto para os profissionais da assistência quanto para os pacientes, sem a necessidade de adquirir novos equipamentos ou gerar custos para a Universidade. Com os resultados apresentados e a aceitação do projeto por parte dos funcionários, vimos que é possível expandir, futuramente, o uso do painel para outras áreas do Cecom, trazendo os mesmos benefícios também para essas áreas.

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Referências

https://expressjs.com/pt-br/

https://socket.io/docs/v4/

https://nodejs.org/en/docs/

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Copyright (c) 2022 Rafael Jose dos Santos, Victor Leal de Almeida, Uberdan Agnelo

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