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Modelagem de rodízio de trabalho durante a pandemia
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Palavras-chave

Home office
Trabalho presencial
Pessoas
Qualidade e serviço

Como Citar

MORO , R. J.; FOWLER, J. M.; MARTINS, D. L. G.; VARANDA, S. S.; GERALDO, G. S.; DANIELLI, S. A. de; SIMÕES, M. C. B. Modelagem de rodízio de trabalho durante a pandemia : prefeitura universitária. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220861, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17842. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A Prefeitura Universitária desempenha papel fundamental para o bom funcionamento do campus. A resolução G.R. 024/2020 de 16/03/2020, definiu as atividades consideradas essenciais e que não poderiam ser interrompidas. Diante disto, foram criadas as escalas mensais da Prefeitura pela Assessoria Administrativa e pela Assistência Técnica, que definiam os dias a serem trabalhados, indicando os servidores que possuíam restrições e os motivos, com o objetivo de manter o pleno funcionamento dos serviços prestados. Esse processo de trabalho em escala foi realizado durante a pandemia do Covid-19, de 13/03/2020 até Agosto de 2021. Em 2021, houve mudança de gestão da Reitoria, ocorrendo a retomada das atividades presenciais em Setembro de 2021 (Resolução GR 060/2021 de 09/09/2021). Metodologia: A partir da indicação da demanda necessária e a introdução do regime de escala através do revezamento entre os servidores, priorizou-se o atendimento que exigia conhecimentos específicos e pontuais. Nessa linha, eram indicados servidores com tais capacidades, para atender prontamente os usuários naquele dia da escala. Situações esporádicas ou urgentes eram equacionadas pelas pessoas que estavam escaladas para trabalhar presencialmente no dia da urgência. Eventualmente, ocorrendo a necessidade de um rápido retorno, contatava-se o servidor mais preparado para esse atendimento que se encontrava em tele trabalho. Resultados: Os objetivos da Assessoria Administrativa e Assistência Técnica foram equacionados da melhor maneira possível por área de atuação e compartilhada a informação com Prefeito e Vice-Prefeito, visando despachar as situações urgentes, as situações de rotina e as excepcionalidades. No caso específico dos Recursos Financeiros (Orçamento da Prefeitura), a questão das adequações orçamentárias para a compra de Kits Descartáveis (garfo e faca) e o encerramento do exercício, foram o foco principal, dentre outros atendimentos, que durante todo o período não foi paralisado. Para que as atividades essenciais não fossem interrompidas, toda equipe cada um na sua função continuou como exemplo: Limpeza do Campus, Produção de marmitas. Durante a pandemia foram servidas me média 4.000 marmitas por dia. No que diz respeito aos Recursos Humanos, a prioridade foi o atendimento dos servidores que tinham dificuldades no uso de tecnologias, entre outros. Para Pontos Comerciais foi o atendimento relacionado às Cantinas e Feiras, visando esclarecimentos sobre a realidade da Universidade durante a pandemia, que afetou diretamente a questão dos eventos no campus. Como resultado, o trabalho alcançou a humanização do atendimento e a satisfação das necessidades dos usuários. Conclusão: O home office fez com que a equipe se reinventasse, criando condições presenciais para que os serviços continuassem a ser entregues com a mesma agilidade e qualidade do período pré-pandemia. Inicialmente o trabalho remoto foi um grande desafio, que com as medidas de apoio presencial, foi absorvido de forma satisfatória pela equipe, que conseguiu de forma satisfatória manter os níveis das atividades, nunca deixando de entregar as demandas prioritárias.

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Referências

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Reitoria. Resolução GR-024/2020, de 16/03/2020. Dispõe sobre a suspensão das atividades da UNICAMP no período de 13/03/2020 a 12/04/2020 em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Diário Oficial [do] Estado de São Paulo: Poder Executivo: Seção I, São Paulo, v. 130, n. 52, p. 51, 17 mar. 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Reitoria. Resolução GR-034/2020, de 22/03/2020. Dispõe sobre medidas complementares à Resolução GR-024/2020, em virtude da quarentena decretada no Município de Campinas e no Estado de São Paulo pandemia do Coronavírus (Covid-19). Diário Oficial [do] Estado de São Paulo: Poder Executivo: Seção I, São Paulo, v. 130, n. 58, p. 36, 24 mar. 2020.

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