Banner Portal
A atuação do Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR) no momento da alta hospitalar no Hospital de Clínicas da Unicamp (HC)
PDF

Palavras-chave

Gestão de leitos
Alta hospitalar
Serviços
Lead time

Como Citar

RECCO, Elenita Aparecida de Castro et al. A atuação do Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR) no momento da alta hospitalar no Hospital de Clínicas da Unicamp (HC). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220859, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17839. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: As instituições hospitalares buscam a utilização de leitos disponíveis em sua capacidade máxima, com segurança e dentro de critérios estabelecidos, otimizando o tempo de espera para internação e satisfação dos clientes, com isso criou-se o NIR. No HC o NIR tem sido um grande parceiro na otimização para o gerenciamento dos leitos . De acordo com o Manual do Ministério da Saúde “ O NIR é uma unidade técnico-administrativa que realiza o monitoramento do paciente, a partir de seu ingresso no hospital, sua movimentação interna e externa até a alta hospitalar”. O objetivo deste trabalho foi melhorar o fluxo e otimizar a liberação do leito imediatamente após a saída para limpeza, utilização e controle do mesmo pelos reguladores do NIR com redução do lead time em 20% até junho de 2022. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de um trabalho onde utilizou-se as ferramentas do Lean HealthCare e revisão do fluxo de alta dentro de um Hospital Universitário. Primeiramente foi feito um mapeamento de fluxo de valor (VSM), onde observou-se um lead time de 12 horas para liberação de leitos após a saída do paciente, posteriormente foram definidos os objetivos do trabalho. Após a identificação das oportunidades de melhoria, estabeleceram-se as mudanças para a otimização da liberação dos leitos. O projeto iniciou-se em abril de 2022, onde contou com a participação da equipe da Unidades de Internação, Departamento de Enfermagem, NIR e Segurança, estabelecendo a mudança no fluxo de saída e liberação do leito hospitalar no NIR e com a criação de um carimbo especifico para liberação. Resultados: Realizamos uma mudança no fluxo de liberação do leito pelo enfermeiro regulador do NIR, que facilitou a visualização dos leitos disponíveis, diminuindo o tempo de acesso do paciente ao leito, com uma diminuição do lead time em 16%, vindo de encontro com o objetivo do projeto que era de 20%. As internações eletivas/pacientes aguardavam em média de seis a dez horas a disponibilidade de leito, e com a implantação da nova rotina, este tempo diminuiu em 50%. Criamos a rotina de alta, com procedimento operacional padrão (POP), treinamento das equipes, divulgação interna e sinalização visual, com controle de liberação nas catracas pela equipe de segurança do hospital, mediante carimbo do NIR. Conclusão: O presente trabalho nos mostrou a importância do NIR em ter acesso rápido à programação de alta, pois isso implica em decisões corretas com relação a acomodação de pacientes que estão na espera de leito. Com esta mudança de rotina, as internações eletivas/cirúrgicas já ocorrem no período da manhã, otimizando o uso do leito. Estas medidas melhoraram a satisfação dos clientes internos e externos do ambiente hospitalar. A implantação da planilha de alta possibilitou a realização de novos indicadores de assistência, vindo de encontro com a segurança do paciente.

PDF

Referências

Borges GA, Tortorella G, Rossini M, Portioli-Staudacher A. Lean implementation in healthcare supply chain: a scoping review. J Health Organ Manag. 2019;33(3):304-322.

HEISLER, P. A.; et al. Aplicação da metodologia kanban como ferramenta adaptada para gestão de “leitos” na emergência. Porto Alegre, 2013.

MATTOS, CM, Oliveira, MF, et al. M. A aplicação do Kanban como ferramenta de gestão em serviços de saúde: revisão integrativa. Nursing. 2019;22(254), 3031–38.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Elenita Aparecida de Castro Recco, Joaquim Antônio Graciano, Paulo Rogério Julio, Aparecida de Oliveira Melo, Milvia Amélia Zinly Pereira, Suelma Sarchi Tanaka, Ligiane Maciel Rezende Gardin, Elisanea Oliveira Batista, Ana Paula Bordin, Luciana Alves Zapparoli

Downloads

Não há dados estatísticos.