Resumo
Introdução/Objetivo: As instituições hospitalares buscam a utilização de leitos disponíveis em sua capacidade máxima, com segurança e dentro de critérios estabelecidos, otimizando o tempo de espera para internação e satisfação dos clientes, com isso criou-se o NIR. No HC o NIR tem sido um grande parceiro na otimização para o gerenciamento dos leitos . De acordo com o Manual do Ministério da Saúde “ O NIR é uma unidade técnico-administrativa que realiza o monitoramento do paciente, a partir de seu ingresso no hospital, sua movimentação interna e externa até a alta hospitalar”. O objetivo deste trabalho foi melhorar o fluxo e otimizar a liberação do leito imediatamente após a saída para limpeza, utilização e controle do mesmo pelos reguladores do NIR com redução do lead time em 20% até junho de 2022. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de um trabalho onde utilizou-se as ferramentas do Lean HealthCare e revisão do fluxo de alta dentro de um Hospital Universitário. Primeiramente foi feito um mapeamento de fluxo de valor (VSM), onde observou-se um lead time de 12 horas para liberação de leitos após a saída do paciente, posteriormente foram definidos os objetivos do trabalho. Após a identificação das oportunidades de melhoria, estabeleceram-se as mudanças para a otimização da liberação dos leitos. O projeto iniciou-se em abril de 2022, onde contou com a participação da equipe da Unidades de Internação, Departamento de Enfermagem, NIR e Segurança, estabelecendo a mudança no fluxo de saída e liberação do leito hospitalar no NIR e com a criação de um carimbo especifico para liberação. Resultados: Realizamos uma mudança no fluxo de liberação do leito pelo enfermeiro regulador do NIR, que facilitou a visualização dos leitos disponíveis, diminuindo o tempo de acesso do paciente ao leito, com uma diminuição do lead time em 16%, vindo de encontro com o objetivo do projeto que era de 20%. As internações eletivas/pacientes aguardavam em média de seis a dez horas a disponibilidade de leito, e com a implantação da nova rotina, este tempo diminuiu em 50%. Criamos a rotina de alta, com procedimento operacional padrão (POP), treinamento das equipes, divulgação interna e sinalização visual, com controle de liberação nas catracas pela equipe de segurança do hospital, mediante carimbo do NIR. Conclusão: O presente trabalho nos mostrou a importância do NIR em ter acesso rápido à programação de alta, pois isso implica em decisões corretas com relação a acomodação de pacientes que estão na espera de leito. Com esta mudança de rotina, as internações eletivas/cirúrgicas já ocorrem no período da manhã, otimizando o uso do leito. Estas medidas melhoraram a satisfação dos clientes internos e externos do ambiente hospitalar. A implantação da planilha de alta possibilitou a realização de novos indicadores de assistência, vindo de encontro com a segurança do paciente.
Referências
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HEISLER, P. A.; et al. Aplicação da metodologia kanban como ferramenta adaptada para gestão de “leitos” na emergência. Porto Alegre, 2013.
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