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Integração dos funcionários da Prefeitura Universitária
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Palavras-chave

Integração
confraternização
encontros festivos

Como Citar

MOREIRA, Gislaine Aparecida; VEREDAS, Maria das Graças Freitas de Aquino; DANIELLI, Sonia Aparecida D; PAULA, Alexandre de Oliveira; SOUZA, Maria Gineusa de Medeiros e; PAIVA, Luis Durval Brenelli de; BARROS, Hosana de; SILVA, Carlos Alberto. Integração dos funcionários da Prefeitura Universitária. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220855, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17835. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Tendo em vista que a Prefeitura Universitária possui ampla área de atuação na Universidade, e que essas áreas são muito distintas e localizações diversas no campus, a saber: Divisão de Alimentação, Divisão de Água e Energia, Divisão de Manutenção, Divisão de Meio Ambiente, Unitransp e o Gabinete da Prefeitura, ficamos motivados a buscar um caminho para melhorar a integração entre as equipes conforme identificado no Planes. Pensamos em unir o útil ao agradável, criando e aproveitando momentos de descontração e lazer, criando possibilidades de aproximação entre as pessoas, de conhecimento entre todos, troca de contatos, melhoria nas relações interpessoais, além de ressaltar a identificação das equipes com a Prefeitura, demonstrando a importância de cada um e do trabalho que desempenha. Metodologia: A metodologia escolhida para alcançar esse objetivo foi a realização de encontros festivos, como comemoração dos aniversariantes do mês, confraternização de final de ano e inauguração dos novos espaços de atividades das áreas. É planejado e elaborado o cardápio para cada comemoração, buscando contemplar pessoas com restrições alimentares. Foi adotado festa temática (junina) para festejar os aniversariantes de junho. Na comemoração do final de ano, procuramos realizar esse evento em local externo ao do trabalho, de forma a marcar o encerramento de um ciclo. Para organizar e divulgar os eventos, foi instituída uma "Comissão" com representantes de todas as áreas que atuam como agentes motivadores, realizando divulgação através de e-mails e whatsapp, como também pessoalmente no dia a dia. Resultados: Tivemos um período de afastamento e distanciamento entre as pessoas devido à pandemia. Foi um período em que as pessoas se sentiram mais distantes, entristecidas, e de certa forma, desesperançadas, pois muitos perderam familiares próximos, outros acabaram por contrair a doença, e houve a necessidade de encontrarmos uma motivação para voltar ao trabalho enfrentando todos os receios que a pandemia nos impôs. No início, os encontros eram tímidos, com pouca adesão e interação. Realizamos, então, a confraternização de fim de ano, com adesão ainda pequena (40 pessoas). A partir de 2022, observamos interatividade e alegria entre as pessoas, maior adesão gradativa na participação dos eventos, pessoas que não se conheciam devido às atividades muito diferentes de cada um se aproximaram. Estão mais colaborativas, demonstram pertencimento ao local de trabalho. Conclusão: Os momentos de descontração proporcionados mensalmente trouxeram melhoria nas interações, na identificação com a cultura organizacional, confiança na gestão e relacionamentos mais saudáveis. A participação da equipe organizadora já é integração, pois são pessoas de diversas áreas se organizando, colaborando, construindo, trocando ideias e usando a criatividade. Pretendemos continuar com esse trabalho para criar um ambiente organizacional cada vez mais saudável e descontraído aos servidores do órgão.

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Copyright (c) 2023 Gislaine Aparecida Moreira, Maria das Graças Freitas de Aquino Veredas, Sonia Aparecida D Danielli, Alexandre de Oliveira Paula, Maria Gineusa de Medeiros e Souza, Luis Durval Brenelli de Paiva, Hosana de Barros, Carlos Alberto Silva

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