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Elaboração e gestão de indicadores de qualidade no núcleo de segurança do paciente do HC-Unicamp
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Palavras-chave

Indicador de qualidade
Gestão da qualidade
Segurança do paciente

Como Citar

MOITINHO, Ana Carolina Braz; SCHWELLER, Mariana Salhab Dall’aqua; SILVA, Nilcilene Pinheiro; MESCHIATTI, Raissa Soares; INÁCIO, Vitoria Rodrigues. Elaboração e gestão de indicadores de qualidade no núcleo de segurança do paciente do HC-Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220064, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17824. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Como órgão responsável por implementar e monitorar ações de segurança do paciente em instituições de saúde, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) responde diretamente pela ampliação da cultura de segurança em todos os pontos da organização. Monitorar indicadores de qualidade da atuação do NSP, que avaliem a execução de suas ações na organização e fornecem informações aos gestores, proporcionam critérios para incorporação da gestão de desempenho. Objetivo: evidenciar a implementação de indicadores de monitoramento das ações do NSP e seu acompanhamento a partir da experiência de um hospital universitário. Metodologia: As notificações são enviadas ao NSP por meio de um formulário eletrônico, onde são acompanhadas até sua conclusão. Os dados foram estratificados e tabulados em planilhas, obtidos por meio de registros realizados manualmente. As variáveis avaliadas são o tipo de evento adverso, e o tempo em dias para cada etapa da notificação, pois desse modo permitiram identificar a produtividade do gerenciamento das notificações. Resultados: Obteve-se sete indicadores, sendo um de perfil das notificações e seis de desempenho. Perfil da triagem - são as notificações aceitas na triagem, proporção de notificações aceitas e rejeitadas e taxa de acerto da classificação das ocorrências notificadas. Tempo para envio da notificação - dias do intervalo entre o recebimento da nova notificação pelo NSP e o envio à(s) área(s) envolvida(s). Assertividade na classificação da notificação - taxa de acerto da triagem ou reclassificação das notificações. Produtividade e pendências - acompanhamento da produtividade e das atividades pendentes do NSP. Tempo para resposta ao notificador - dias do intervalo entre o recebimento da resposta pelo NSP e o envio da devolutiva ao notificador. Tempo de envio da resposta pelo notificado - dias de intervalo entre o envio da nova notificação à área envolvida e o recebimento da resposta dessa mesma área pelo NSP. Tempo de conclusão da notificação - Intervalo em dias entre o recebimento da nova notificação e a realização da devolutiva pelo NSP. Conclusão: A implantação dos sete indicadores permitiu ao NSP acompanhar seus processos internos de trabalho e analisar seus dados com base nas metas estabelecidas de tempo para envio e conclusão das notificações, buscando aumentar a credibilidade com o usuário externo por meio de uma análise mensal dos dados gerados e a elaboração do plano de ação com propostas de melhoria. Esta análise também fornece dados que após trabalhados fortalecem a cultura de segurança dentro do hospital.

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Referências

SOARES, Jailson Ribeiro; BORDIN, Ronaldo; ROSA, Roger dos Santos. INDICADORES DE GESTÃO E DE QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS - 2009 - 2016. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) [online]. 2019, v. 25, n. 2

GRAY, Olivia; MCCANCE, Tanya; BROWN, Donna. Exploring how key performance indicators influence nursing and midwifery practice: A mixed-methods study. 2022. v77. n12. p4900-4918

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Copyright (c) 2022 Ana Carolina Braz Moitinho, Mariana Salhab Dall'aqua Schweller, Nilcilene Pinheiro Silva, Raissa Soares Meschiatti, Vitoria Rodrigues Inácio

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