Banner Portal
Elaboração e gestão de indicadores de qualidade no núcleo de segurança do paciente do HC-Unicamp
PDF

Palavras-chave

Indicador de qualidade
Gestão da qualidade
Segurança do paciente

Como Citar

MOITINHO, Ana Carolina Braz; SCHWELLER, Mariana Salhab Dall’aqua; SILVA, Nilcilene Pinheiro; MESCHIATTI, Raissa Soares; INÁCIO, Vitoria Rodrigues. Elaboração e gestão de indicadores de qualidade no núcleo de segurança do paciente do HC-Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220064, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17824. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Como órgão responsável por implementar e monitorar ações de segurança do paciente em instituições de saúde, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) responde diretamente pela ampliação da cultura de segurança em todos os pontos da organização. Monitorar indicadores de qualidade da atuação do NSP, que avaliem a execução de suas ações na organização e fornecem informações aos gestores, proporcionam critérios para incorporação da gestão de desempenho. Objetivo: evidenciar a implementação de indicadores de monitoramento das ações do NSP e seu acompanhamento a partir da experiência de um hospital universitário. Metodologia: As notificações são enviadas ao NSP por meio de um formulário eletrônico, onde são acompanhadas até sua conclusão. Os dados foram estratificados e tabulados em planilhas, obtidos por meio de registros realizados manualmente. As variáveis avaliadas são o tipo de evento adverso, e o tempo em dias para cada etapa da notificação, pois desse modo permitiram identificar a produtividade do gerenciamento das notificações. Resultados: Obteve-se sete indicadores, sendo um de perfil das notificações e seis de desempenho. Perfil da triagem - são as notificações aceitas na triagem, proporção de notificações aceitas e rejeitadas e taxa de acerto da classificação das ocorrências notificadas. Tempo para envio da notificação - dias do intervalo entre o recebimento da nova notificação pelo NSP e o envio à(s) área(s) envolvida(s). Assertividade na classificação da notificação - taxa de acerto da triagem ou reclassificação das notificações. Produtividade e pendências - acompanhamento da produtividade e das atividades pendentes do NSP. Tempo para resposta ao notificador - dias do intervalo entre o recebimento da resposta pelo NSP e o envio da devolutiva ao notificador. Tempo de envio da resposta pelo notificado - dias de intervalo entre o envio da nova notificação à área envolvida e o recebimento da resposta dessa mesma área pelo NSP. Tempo de conclusão da notificação - Intervalo em dias entre o recebimento da nova notificação e a realização da devolutiva pelo NSP. Conclusão: A implantação dos sete indicadores permitiu ao NSP acompanhar seus processos internos de trabalho e analisar seus dados com base nas metas estabelecidas de tempo para envio e conclusão das notificações, buscando aumentar a credibilidade com o usuário externo por meio de uma análise mensal dos dados gerados e a elaboração do plano de ação com propostas de melhoria. Esta análise também fornece dados que após trabalhados fortalecem a cultura de segurança dentro do hospital.

PDF

Referências

SOARES, Jailson Ribeiro; BORDIN, Ronaldo; ROSA, Roger dos Santos. INDICADORES DE GESTÃO E DE QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS - 2009 - 2016. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) [online]. 2019, v. 25, n. 2

GRAY, Olivia; MCCANCE, Tanya; BROWN, Donna. Exploring how key performance indicators influence nursing and midwifery practice: A mixed-methods study. 2022. v77. n12. p4900-4918

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Ana Carolina Braz Moitinho, Mariana Salhab Dall'aqua Schweller, Nilcilene Pinheiro Silva, Raissa Soares Meschiatti, Vitoria Rodrigues Inácio

Downloads

Não há dados estatísticos.