Banner Portal
Treinamento da técnica de higiene oral em pacientes intubados utilizando recursos de vídeo
PDF

Palavras-chave

Enfermagem
Unidade de terapia intensiva
Higiene bucal
Capacitação em serviço

Como Citar

AOKI, Roberta Nazário; OLIVEIRA, Andre Luiz de; CARVALHO, Luciana Aparecida Costa; NASCIMENTO, Andrea Devidis; MESZAROS, Mariana de Jesus; LIMA, Tiago Cristiano de. Treinamento da técnica de higiene oral em pacientes intubados utilizando recursos de vídeo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220063, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17823. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A realização da técnica da higiene oral em pacientes intubados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um procedimento que abrange não somente a limpeza da cavidade bucal dos pacientes internados, mas também a prevenção de infecções que podem atingir diretamente o sistema respiratório, prolongando a internação e aumentando o risco de morte do paciente. A execução da técnica correta da higiene oral pela equipe de enfermagem contribui para a melhora dos indicadores de infecção e segurança do paciente. Objetivo: Capacitar a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva para a execução correta e segura do procedimento de higiene oral em pacientes intubados através de um vídeo como recurso lúdico-pedagógico. Metodologia: Para visualização dos principais conceitos e técnicas da higiene oral foram gravadas as etapas da execução da técnica de higiene oral em ambiente real da Unidade de Terapia Intensiva, assim como todos os recursos disponíveis conforme POP institucional. O executante do procedimento na gravação do vídeo foi profissional da equipe técnica de enfermagem , acompanhado pela enfermeira assistencial do setor. A gravação ocorreu em maio de 2022. Resultados: Durante o evento multiprofissional de Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, um leito de UTI foi montado para simulação de um ambiente real de atendimento ao paciente critico e 139 profissionais da equipe de enfermagem (técnicos de enfermagem e enfermeiros) da UTI Adulto assistiriam à demonstração da técnica durante a apresentação do vídeo e foram orientados quanto à técnica correta de higiene oral em pacientes intubados observando a execução da técnica em ambiente real através do vídeo educativo. A equipe pôde observar com detalhes a execução do procedimento desde o preparo dos materiais até a finalização da técnica. Após a apresentação do vídeo, as dúvidas e comentários sobre o procedimento foram apresentados em discussão com o grupo sobre as boas práticas na assistência de enfermagem da unidade. Conclusão: O vídeo como recurso lúdico-pedagógico, constitui uma valiosa ferramenta para treinamentos em serviço ao proporcionar aos membros da equipe a visualização do procedimento em cenário real de trabalho, reproduzindo com mais segurança o conhecimento adquirido.

PDF

Referências

Procedimento Operacional Padrão (POP) - Higiene Oral - Intranet HC Unicamp

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Roberta Nazário Aoki, Andre Luiz de Oliveira, Luciana Aparecida Costa Carvalho, Andrea Devidis Nascimento, Mariana de Jesus Meszaros, Tiago Cristiano de Lima

Downloads

Não há dados estatísticos.