Resumo
Introdução: Nossa universidade oferece muitos serviços via Internet com objetivo de agilizar e simplificar os processos. Entretanto, nem todos os usuários da comunidade acadêmica têm habilidade com a tecnologia. Objetivo: Na esperança de facilitar a utilização dos serviços, foi montado um canal na plataforma YouTube para divulgação de vídeos curtos e que ensinam sobre os variados serviços oferecidos. O acesso pode ser feito via página da Informática/IB: https://www.ib.unicamp.br/informatica/ . Metodologia: Este projeto surgiu durante a Pandemia da COVID-19, em parceria com o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) foi possível alocar bolsistas no processo de desenvolvimento dos vídeos. Com a ajuda do setor Suporte ao Usuário do Instituto de Biologia, foi possível relacionar os serviços de TI com mais solicitação de ajuda, por exemplo: Configuração da Eduroam, Configuração VPN, etc. Resultados: Foi observado que a preferência por seguir as instruções de “como fazer” é maior quando assistida, do que lida. Ou seja, o usuário prefere assistir um vídeo do que ler um arquivo texto em PDF. Muitos pedidos de ajuda são respondidos com um “link” para o vídeo no Youtube sobre o problema questionado, agilizando o atendimento da Informática/IB. O projeto também demonstrou que o trabalho remoto teve resultado positivo, através de conversas via e-mail e reuniões via Internet. Os bolsistas conseguiram adequar a rotina de trabalho com a rotina de estudos acadêmicos. Há vídeos disponíveis no canal que são de interesse para outras unidades, por exemplo, o vídeo “Como configurar rede Eduroam no Android” com mais de 700 acessos e que é um assunto comum à toda comunidade do Campus. Ganhamos habilidade na produção gradativamente, a cada vídeo lançado era possível notar a evolução da qualidade do produto final. Conclusão: Dá impressão que as pessoas, na busca por conhecimento, preferem assistir vídeos ao invés de lerem texto. O resultado da busca no Google é uma prova disso, pois os primeiros resultados estão sendo cada vez mais: apontamentos para vídeos. O projeto ainda não chegou ao fim, há uma lista de vídeos a fazer, porém a parceria entre bolsistas do SAE e o trabalho remoto combinaram muito bem.
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Copyright (c) 2022 Valcir Cabral Vargas