Banner Portal
Solução on-line para fiscalização de ônibus fretados.
PDF

Palavras-chave

Transporte fretado
Mobilidade
Inovação
Qr code

Como Citar

SOUSA, Rafael Pereira de; BARBOSA, Ricardo Antunes; HINZ, Simone Pontes Stahl. Solução on-line para fiscalização de ônibus fretados. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220053, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17813. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Este trabalho demonstra a solução on-line para fiscalização de ônibus fretados da Unicamp composta por sistema web de solicitação, aplicativo de celular para leitura de QR Code e um novo módulo no Sistema de Gestão de Fretados (SGF) para fiscalização automática. Esta solução foi desenvolvida pela Informática da Prefeitura e atende a comunidade da Unicamp que utiliza o transporte fretado e a Unitransp, área da Prefeitura Universitária responsável pelo transporte fretado. Metodologia: O sistema web desenvolvido [1] permite ao usuário do transporte fazer solicitação de uso, cancelamento, alteração de linha/horário ou utilização em dias avulsos. A Unitransp, faz a aprovação para que o usuário gere um QR Code ( disponível em versão impressa ou imagem) e apresente-o ao fiscal durante a coleta de dados. Para esta atividade foi desenvolvido um aplicativo para celular que o fiscal utiliza para fazer a leitura do QR Code. Resultados: No Sistema de Gestão de Fretados (SGF) foi criado um módulo de fiscalização que utiliza os dados coletados na fiscalização e identifica casos de usuários não cadastrados ou inativos, casos em que o usuário está utilizando linhas de ônibus diferentes do cadastrado e casos de QR Code compartilhados ou duplicados. Para conectar toda a solução e também prover uma forma de comunicação segura com a Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp) foi desenvolvida uma API Rest. Um vídeo explicativo [2] sobre a implantação desta nova tecnologia foi feito pela RTV Unicamp e disponibilizado em seu canal no Youtube para a comunidade universitária. Houve ganho de agilidade e facilidade para os usuários do transporte fretado bem como para a Unitransp devido a informatização de todo o processo. A fiscalização que antes era feita através de anotações no papel agora é automatizada e o resultado pode ser conferido no mesmo dia. Conclusão: A solução implantada fornece informações que permitem aos gestores do serviço fiscalizar o uso do transporte fretado, além de permitir que a comunidade universitária faça solicitações para a Unitransp de forma on-line. Hoje cerca de 3 mil pessoas entre funcionários, estagiários, funcamp e aposentados são beneficiados por esta solução.

PDF

Referências

Sistema de solicitação de uso de Fretado - https://www.prefeitura.unicamp.br/apps/cad_fretados/

Unitransp - Uso de QR Code no Transporte Fretado - https://www.prefeitura.unicamp.br/2022/06/29/unitransp-uso-de-qr-code-no-transporte-fretado/

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Rafael Pereira de Sousa, Ricardo Antunes Barbosa, Simone Pontes Stahl Hinz

Downloads

Não há dados estatísticos.