Banner Portal
Desenvolvimento do planejamento estratégico do HC Unicamp 2022-2026
PDF

Palavras-chave

Planejamento estratégico
Gestão em saúde
Gestão da qualidade
Lean
Estratégia

Como Citar

ROSCANI, Alessandra; SANTOS, Fabrício Ferreira dos; SILVA, Nilcilene Pinheiro; INÁCIO, Vitória Rodrigues; TRABASSO, Plinio; OLIVEIRA, Rodrigo Bueno de; IGNÁCIO, Paulo Sérgio de Arruda; FILHO, Antonio Gonçalves de Oliveira. Desenvolvimento do planejamento estratégico do HC Unicamp 2022-2026: um desafio institucional. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220049, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17809. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Introdução: Planejamento Estratégico é um processo administrativo para estabelecer a melhor direção a ser seguida diante dos cenários identificados1. É um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos2. Objetivo: O desenvolvimento do Planejamento Estratégico objetiva gerar melhoria de processos, alinhar propósitos, estabeler e definir com clareza as margens de contribuição de cada unidade, monitorar os controles internos, gestão de riscos, gestão estratégica e aprimoramento da cultura organizacional. Metodologia: O método Balanced Scorecard (BSC)3, traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho, foi utilizado para alinhar os resultados de desempenho e estabelecer as metas e os projetos do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. O BSC alinha os resultados de desempenho da empresa com as metas traçadas, buscando identificar e mitigar as fragilidades evidenciadas. Resultados: O plano de ação de desenvolvimento considerou o planejamento da Universidade4 e os anteriores do HC. Foi constituído de oito etapas5: Revisão da identidade institucional e definição do propósito; Desenho e cruzamento da matriz SWOT; Revisão do mapa das áreas; Elaboração do mapa estratégico; Estabelecimento dos indicadores, Definição dos projetos a serem desenvolvidos; Compilação dos Dados e Descrição do Relatório Final. O planejamento foi desenvolvido em 12 encontros presenciais no período de 29 de julho a 28 de outubro de 2021. Cerca de 60 pessoas, representantes de áreas do HC, das Faculdades e Diretorias parceiras e da Gestão Central Institucional participaram dos encontros e das dinâmicas que definiram 12 projetos: Plano terapêutico; Gestão de pesquisas; Gestão de recursos; Satisfação dos clientes e fornecedores; Escritório de projetos; Implantação do AGHUse; Política de comunicação institucional; Núcleo de desenvolvimento multidisciplinar; Absenteísmo e horas extras; Unificação de atividades; Produtividade cirúrgica e Núcleo interno de regulação. Conclusão: O Planejamento foi desenvolvido, a missão, visão, valores e propósito que direcionam os projetos e ações operacionais foram estabelecidos para o desenvolvimento e acompanhamento do escritório de projetos do HC. O planejamento e a construção do Planes 2022-2026 HC Unicamp foi um dos maiores desafios superados pela gestão em 2021 e provém da integração de um conjunto de saberes que permite o alinhamento de todas as áreas e a concentração de esforços em busca do cumprimento da missão do hospital.

PDF

Referências

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2007.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à Administração. São Paulo: Pioneira, 1977.

KAPLAN, Robert Samuel; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus,1997.

Gestão estratégica Planes: planejamento estratégico Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP 2021-2025. Campinas, SP. Acesso em 20 de dezembro de 2021.

Relatório Final do Planejamento Estratégico do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas 2022-2026. Campinas, SP. Disponível em: https://hc.unicamp.br/wp-content/uploads/2022/03/Relatório-Final-Planejamento-Estratégico-HC-2022-2026-4.pdf Acesso em 11 de julho de 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Alessandra Roscani, Fabrício Ferreira dos Santos, Nilcilene Pinheiro Silva, Vitória Rodrigues Inácio, Plinio Trabasso, Rodrigo Bueno de Oliveira, Paulo Sérgio de Arruda Ignácio, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho

Downloads

Não há dados estatísticos.