Banner Portal
Escore de alerta precoce na sala de braquiterapia
PDF

Palavras-chave

Braquiterapia
Enfermagem
Segurança do paciente

Como Citar

LEROY, Lígia da Silva. Escore de alerta precoce na sala de braquiterapia: uma ferramenta para segurança do paciente. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220046, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17806. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Introdução: A braquiterapia é uma das modalidades de Radioterapia e consiste na colocação de fontes radioativas diretamente no tumor ou próximo a ele (Chargari et al., 2019). O “National Early Warning Score (NEWS) 2” baseia-se em um sistema de pontuação que avalia seis parâmetros fisiológicos: frequência respiratória, saturação de oxigênio, pressão arterial sistólica, pulso, nível de consciência e temperatura (Royal College of Physicians, 2017). Adaptado para o português em 2020, a versão final do escore permite sua utilização para melhoria na qualidade da atenção à saúde e segurança do paciente (Oliveira et al., 2020). Objetivo: Este trabalho descreve a implantação do escore “NEWS 2” para clientes submetidas à braquiterapia ginecológica no CAISM/UNICAMP como uma das ferramentas para a segurança do paciente. Metodologia: A partir da versão brasileira do “NEWS 2” publicada em 2020 (Imagem 1) foi criado, em junho de 2021, um protocolo de “CHECAGEM DE SINAIS VITAIS PRÉ E PÓS SESSÃO DE BRAQUITERAPIA ALTA TAXA DE DOSE (BATD)” (Imagem 2), adequando-se as condutas a serem tomadas de acordo com as especificidades do serviço de Radioterapia. Esse protocolo foi apresentado às gerências Médica e de Enfermagem e aprovado por ambas para uso no serviço. Resultados: O cálculo do escore “NEWS 2” foi inserido na “Ficha de Enfermagem da sala de braquiterapia” e realizou-se o treinamento da equipe sobre o uso do protocolo e sua importância. Pacientes submetidas a braquiterapia ginecológica são recepcionadas pelo técnico de Enfermagem da Radioterapia. A identificação é conferida, os sinais vitais são aferidos e calcula-se o escore “NEWS 2”, somando-se as pontuações de cada item avaliado de acordo com a Imagem 1. A partir disso, a Imagem 2 orienta as atitudes que devem ser tomadas “PRÉ-SESSÃO DE BATD”. A qualquer momento o escore pode ser recalculado pela equipe de Enfermagem de acordo com sinais e sintomas apresentados. Ao término do tratamento, as pacientes são reavaliadas e um novo escore é calculado. A conduta da equipe de Enfermagem é então direcionada de acordo com a Imagem 2 “CONDUTA PÓS-SESSÃO DE BATD”. Desde junho de 2021 todas as clientes submetidas à braquiterapia tem registrado seu escore “NEWS 2” minimante pré e pós procedimento, com registros mais frequentes sempre que necessário de acordo com sinais e sintomas apresentados. O protocolo tornou-se um guia de orientação e conduta ao técnico de Enfermagem que está continuamente na sala de braquiterapia e atua sob supervisão do Enfermeiro, permitindo ação direcionada e oportuna. Conclusão: A braquiterapia é uma técnica altamente especializada que demanda equipe multiprofissional treinada e a segurança do paciente é o objetivo principal de todos os profissionais envolvidos. A equipe de Enfermagem contribui de muitas maneiras para a segurança do paciente em braquiterapia e o uso de escores de alerta precoce como o “NEWS 2” pode ser uma das estratégias utilizadas.

PDF

Referências

CHARGARI, Cyrus; DEUTSCH, Eric; BLANCHARD, Pierre; GOUY, Sebastien; MARTELLI, Hélène; GUÉRIN, Florent et al. Brachytherapy: an overview for clinicians. CA Cancer J Clin. 69:389-401, 2019. 2. Royal College of Physicians. National Early Warning Score (NEWS).

Standardising the assessment of acute-illness severity in the NHS. Updated report of a working party. London: RCP, 2017.

OLIVEIRA, Ana Paula Amestoy de; URBANETTO, Janete de Souza; CAREGNATO, Rita Catalina Aquino. National Early Warning Score 2: adaptação transcultural para o português do Brasil. Rev Gaúcha Enferm. 41e:20190424, 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Lígia da Silva Leroy

Downloads

Não há dados estatísticos.