Banner Portal
Centro de Recursos de Aprendizagem na Biblioteca Central Cesar Lattes
PDF

Palavras-chave

Biblioteca
ensino
pesquisa
capacitação
informação

Como Citar

MARCO, Michele Lebre de; LANDIM, Fernanda Alves; FERREIRA, Juliano Benedito; RIBEIRO, Maria Solange Pereira; TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal’Evedove. Centro de Recursos de Aprendizagem na Biblioteca Central Cesar Lattes: informacional ao processo de ensino-aprendizagem. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220852, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17801. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O papel das bibliotecas universitárias no processo de ensino-aprendizagem torna-se cada vez mais relevante pois elas “tem por objetivo atender as necessidades de todos os membros da comunidade acadêmica da qual fazem parte” (NUNES; CARVALHO, 2016), sendo elas responsáveis por gerenciar e disponibilizar os recursos de informação oferecidos, bem como infraestrutura adequada para apoiar o uso desses recursos, sejam eles físicos ou virtuais. Neste sentido, a criação do Centro de Recursos e Aprendizagem na Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) traz a proposta de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo um serviço centrado nas necessidades da comunidade universitária, dando suporte desde o momento em que ingressam na Universidade até a finalização de sua vida acadêmica. Metodologia: O serviço estruturou-se em quatro eixos: Apoio Especializado à Pesquisa, cujo objetivo é dar apoio informacional às atividades de ensino e pesquisa da comunidade acadêmica; Programa de Competência Informacional, cuja proposta é capacitar a comunidade quanto ao uso das ferramentas de pesquisa, com vistas à sua autonomia; Curadoria de Conteúdos Informacionais, para a produção de conteúdos informacionais que apoiem o usuário no uso dos recursos de pesquisa e Laboratório de Acessibilidade, que oferece apoio informacional a pessoas com deficiência. Juntos, os quatro eixos formam uma estrutura de apoio completa às atividades de ensino-aprendizagem na Universidade. Resultados: Com a implantação do Centro de Recursos de Aprendizagem na BCCL observou-se, no período de 1 ano, uma grande procura pelos serviços oferecidos. O eixo Apoio Especializado à Pesquisa teve uma adesão imediata por parte da comunidade acadêmica, que representa a maior parte do público atendido, no entanto a grande procura da comunidade externa surpreendeu, conforme podemos observar no Gráfico 1. Quanto ao eixo Programa de Competência Informacional os resultados foram excelentes, com uma grande adesão da comunidade interna (3.481 participantes). Aqui também podemos notar a crescente participação da comunidade externa nas atividades de capacitação informacional (2.832 participantes), reforçando a vocação da BCCL para as atividades de extensão da Universidade. Já no eixo Curadoria de Conteúdos Informacionais destaca-se a campanha de vídeos informativos para a Calourada 2022, contribuindo para o acolhimento informacional dos alunos ingressantes. Foram produzidos 9 vídeos que totalizaram 3.224 visualizações (entre março e setembro/22). Já o Laboratório de Acessibilidade realizou o atendimento informacional de 8 pessoas com deficiência, contribuindo, através de atendimento especializado e adaptação de materiais informacionais para formatos acessíveis, com o acesso igualitário à informação. Conclusão: A implantação do Centro de Recursos e Aprendizagem na Biblioteca Central Cesar Lattes trouxe inovação no modelo de atendimento tradicional das bibliotecas ao criar um padrão no qual a biblioteca assume um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, sendo não apenas provedora de informação, mas também formadora da competência informacional da sua comunidade, acompanhando-a durante toda sua jornada acadêmica. O modelo permite também a expansão dos serviços oferecidos para a comunidade externa, contribuindo para as atividades de extensão da universidade.

PDF

Referências

NUNES, M. S. C.; CARVALHO, K. de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 173-193, jan./mar. 2016. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2572. Acesso em: 07 set. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Michele Lebre de Marco, Fernanda Alves Landim, Juliano Benedito Ferreira, Maria Solange Pereira Ribeiro, Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti

Downloads

Não há dados estatísticos.