Banner Portal
Novo website da FEF
PDF

Palavras-chave

Drupal
portal
site
conexões
google

Como Citar

NICOLAU, Vitor Paganotti; BANHESSE, Edgar Lopes; FIGUEIRA, Luís Filipe Mendonça; DEMER, Adalberto; SILVA, Marcos Vinícius Menezes da. Novo website da FEF: reestruturação do design da página inicial e do conteúdo, atualização da estrutura interna e integração com a revista conexões e calendário do Google. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220849, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17797. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A versão antiga do site da FEF havia sido feita em Abril/2015, e a tecnologia e design implementados naquela época traziam limitações no decorrer dos anos no qual limitava em muito a possibilidade de inovações: o backend era em Drupal 7 e estava prestes a perder atualizações de segurança; muitas notícias, vídeos institucionais e artigos da revista Conexões eram adicionados manualmente e foi-se notado a distância da identidade visual do site da FEF em relação ao Portal da Unicamp. Logo, em 2020 uma força-tarefa foi criada para análise da viabilidade, testes e implantação de um novo backend em Drupal 9 e um novo redesign do tema, aproximando mais para a identidade visual do Portal principal da Unicamp com todas as automatizações possíveis de publicações no site. Metodologia: O projeto foi separado em algumas frentes de trabalho: coleta de informações de itens ausentes no design atual e estudo de caso de identidade visual compatível com o Portal da Unicamp; preparação de um servidor com as tecnologias mais atualizadas (versões mais atualizadas do Debian, Apache, PHP e MariaDB). A partir daí, as frentes atuaram: na criação do backend com o CMS em sua versão mais nova (Drupal 9) e seus módulos e plugins, além de scripts que permitem a captação e formatação de conteúdo da Agenda do Google e da Revista Conexões; criação de um tema próprio da FEF utilizando a versão estável do Bootstrap 4; e migração do conteúdo do site antigo para o novo. A identidade visual e o conteúdo da página inicial passou por ajustes até ser homologada e ser colocada em produção.  Resultados: Foi possível alinhar o tema do website da FEF com a identidade visual próxima dos princípios de design utilizados no Portal da Unicamp, com um visual mais limpo. Foi possível atualizar o Backend e Frontend com tecnologias atualizadas para as últimas versões (Debian, PHP, MariaDB, Drupal e Bootstrap). Também adicionamos procedimentos de obtenção automática dos principais artigos da revista Conexões e obtenção automática dos eventos das Agendas do Google para disponibilizar na página inicial com atualização diária. Na página inicial foi possível adicionar a lista de vídeos institucionais de fácil acesso, além da aleatoriedade e rotatividade de mais de 4 notícias em destaque do registro de destaques ainda ativos. O site foi colocado em produção em Agosto/2021. Conclusão: Foi de vital importância a atualização do site, tanto em seu backend atualizado do Drupal, PHP, MariaDB e Debian, permitindo ferramentas tecnológicas mais atuais, maior segurança, mitigando as vulnerabilidades mais conhecidas e permitindo a automatização da Agenda do Google, da Revista Conexões e dos vídeos institucionais, tendo atualizações diárias e com manutenção mínima dos usuários. A identidade visual do site está muito mais simples, elegante e muito mais em sintonia com o Portal da Unicamp. A atualização reduziu tempo, erros e evitou retrabalho no processo de publicação de conteúdo.

PDF

Referências

DRUPAL. Disponível em: https://www.drupal.org/about/9. Acesso em: 2023-04-03.

BROOTSTRAP. Disponível em: https://getbootstrap.com/docs/4.6/getting-started/introduction/. Acesso em: 2023-04-03.

MARIADB. Disponível em: - https://mariadb.org/ PHP - https://www.php.net/. Acesso em: 2023-04-03.

DEBIAN. Disponível em: https://www.debian.org/. Acesso em: 2023-04-03.

PORTAL DA UNICAMP. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/. Acesso em: 2023-04-03.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Vitor Paganotti Nicolau, Edgar Lopes Banhesse, Luís Filipe Mendonça Figueira, Adalberto Demer, Marcos Vinícius Menezes da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.