Banner Portal
A importância do preenchimento do checklist da cirurgia segura
PDF

Palavras-chave

Segurança do paciente
Enfermagem de centro cirúrgico
Enfermagem peioperatória
Serviço hospitalar de enfermagem
Check list

Como Citar

SOTANA, Maria Macilene Santos Fonseca; SILVA, Alexandre Oliveira da; CALDATO, Vanessa Grazielle; NUNES, Daniela; MORAES, Ana Paula de; ROSCANI, Alessandra Nazareth Caine Pereira. A importância do preenchimento do checklist da cirurgia segura: estratégia para evitar eventos adversos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e0220043, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17794. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Os riscos ao paciente são realidade presente na assistência cirúrgica e cabe às equipes envolvidas propor estratégias e estabelecer barreiras para garantir a segurança do paciente¹. Objetivo: O programa instituído pela organização Mundial de Saúde(OMS) em 2008, "Cirurgias Salvam Vidas", objetiva aumentar os padrões de qualidade da assistência cirúrgica em todo o mundo². Uma das práticas de segurança cirúrgica do programa compreende, como barreira para ocorrência de eventos adversos, o preenchimento do checklist de cirurgia segura. A lista objetiva auxiliar a equipe cirúrgica para operar o paciente certo, com o procedimento certo, e na região correta, e favorece o monitoramento de indicadores da assistência cirúrgica³. Este trabalho relata a experiência profissional na execução do checklist. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da importância da execução do preenchimento do checklist de cirurgia segura para o profissional de enfermagem. O checklist é executado durante o período perioperatório do paciente atendido no Hospital das Clínicas da Unicamp. Resultados: O HC é um hospital de referência e realiza em média 900 cirurgias por mês. A execução do protocolo da cirurgia segura, que compreende realizar o check list de segurança do paciente, iniciou-se em 2011. O preenchimento do checklist no período perioperatório é realizado em três momentos: Na entrada do paciente na sala pré-operatória; no momento antes da incisão cirúrgica, a pausa cirúrgica TIME OUT; e na saída ou período antes do paciente sair da sala cirúrgica. Como profissional, evidencia-se a execução de verificações de segurança em cerca de 75% dos procedimentos cirúrgicos realizados. O preenchimento dos itens que compõem a lista na presença de todos os participantes da cirurgia favorece o processo de trabalho multidisciplinar e entrosamento das equipes, sendo necessário que todos os profissionais verifiquem o conjunto dos itens de segurança para o paciente. Facilita e minimiza falhas no processo. O amadurecimento do processo e o reconhecimento da importância da aplicação da lista de verificação de segurança cirúrgica para o paciente e para os profissionais têm sido o maior benefício verificado. Observa-se que a sua aplicação pode reduzir complicações desnecessárias, com o antibiótico no tempo certo, identificação da lateralidade do membro certo, identificação do paciente. Conclusão: O uso do checklist de cirurgia segura , durante o período perioperatório, têm trazido mais confiabilidade aos processos de trabalho, pois possibilita a inclusão do paciente e a maior interação entre os membros das equipes cirúrgicas. Favorece o gerenciamento de indicadores de segurança. É notório que o preenchimento permite prevenir eventos adversos e proporciona maior tranquilidade ao paciente submetido às cirurgias e maior visibilidade da assistência de qualidade no Centro Cirúrgico.

PDF

Referências

ROSCANI, Alessandra Nazareth Cainé Pereira; FERRAZ, Edmundo Machado; FILHO, Antônio Gonçalves de Oliveira; FREITAS, Maria Isabel Pedreira de. Validação de checklist cirúrgico para prevenção de infecção de sítio cirúrgico. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2015, v28, n.6 [Acesso em 22 Agosto 2022], pp.553-565. Disponível em: https://bit.ly/3Ucf7qP

World Health Organization. World Alliance for Patient Safety. Guidelines Safe Surgery, 2008. Disponível em: WWW.Who.int/patientsafety/safesurgery/knowledge_base/SSSL_Brochure_finalJun08.pdf.

SOUZA, Rayanne Morais de; ARAÚJO, Maria Gabriella Silva; VERÍSSIMO, Regina Célia Sales Santos, et al. Aplicabilidade do checklist de cirurgia segura em centros cirúrgicos hospitalares. Revista SOBECC, 2016: 21(4), 192-197. Disponível em: https://doi.org/10.5327/Z14144425201600040003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Maria Macilene Santos Fonseca Sotana, Alexandre Oliveira da Silva, Vanessa Grazielle Caldato, Daniela Nunes, Ana Paula de Moraes, Alessandra Nazareth Caine Pereira Roscani

Downloads

Não há dados estatísticos.