Banner Portal
Boas práticas de higiene das mãos
PDF

Palavras-chave

Segurança do paciente
Lavagem das mãos
Infecção hospitalar
Lúdico
Equipe de assistência ao paciente

Como Citar

CAMPINA, Raquel Pedott et al. Boas práticas de higiene das mãos: passe seu adorno!!. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220042, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17781. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O uso de anéis, pulseiras e relógios dificultam a remoção de microorganismos, durante a higiene das mãos, propiciando na assistência a saúde a disseminação de bactérias, vírus e fungos para o ambiente hospitalar e pacientes susceptíveis. Objetivo: Com o intuito de conscientizar as equipes assistências, o time de higiene das mãos (HM) do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente desenvolveu uma atividade lúdica no dia cinco de maio, Dia Mundial de Conscientização da Higiene das mãos promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Metodologia: Foi desenvolvido com o time de HM uma atividade onde os integrantes utilizaram uma máscara nos olhos e abordaram o profissional da saúde como em um assalto com a seguinte frase: " Deixe-me ver suas mãos? Passe seu adorno e higienize as mãos!"No momento da abordagem foi oferecido um saquinho de jóias com o selo " Campanha zero adornos nas mãos" e uma guloseima. Resultados: A dinâmica realizada com baixo custo de material e de forma lúdica conseguiu atingir boa quantidade de profissionais dos três turnos de trabalho em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos (5 de maio) foi bem recebido pelas equipes abordadas, trazendo um momento de descontração e informação, foi constatado que poucos profissionais estavam com adornos possibilitando de uma maneira simples e sutil orientar as equipes multiprofissionais que atendem diretamente os pacientes quanto a política de não uso de adornos e higiene correta de mãos, adequando a necessidade da adesão a NR32 e as estratégias da Anvisa e OMS relacionadas a higiene de mãos e proporcionando um cuidado mais seguro ao paciente. Conclusão: Foi propiciado aos profissionais de saúde um momento reflexivo para conscientização da mudança do hábito e cultura de utilizar adornos durante a assistência aos pacientes e de celebrar o Dia Mundial de Higiene das Mãos de maneira lúdica e divertida a todos os envolvidos.

PDF

Referências

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estratégia multimodal da OMS para a melhoria da higiene das mãos. Anexo 17, 2020.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segurança do paciente em serviços de saúde: higienização das mãos. Brasília, 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Raquel Pedott Campina, Renata Fagnani, Ana Carolina Braz, Douglas Romancini Zuliani, Eliana Ortiz de Oliveira, Jessica Chamorro Merchon, Livia Tibério, Luciene Barbosa Bispo Ferreira, Rosemary de Oliveira, Raphaella Gomes Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.