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"Era uma vez... contando e recontando histórias nos espaços da creche".
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Palavras-chave

Criança
Histórias
Creche

Como Citar

BOAS, Iraci Rodrigues Vilas; PORCINO, Ana Paula da Costa. "Era uma vez... contando e recontando histórias nos espaços da creche". Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220039, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17777. Acesso em: 31 ago. 2024.

Resumo

Introdução: O presente projeto está sendo desenvolvido no Ceci parcial/DEdIC, no período das 07:00 às 13:00, no módulo denominado maternal no ano de 2022, contemplando crianças com faixa etária entre seis meses a três anos de idade. As vivências acontecem quinzenalmente nos espaços da creche. Objetivo: Tem como proposta levar o entretenimento, diversão e cultura às crianças através das contações de histórias, com intencionalidade de encantar as crianças levando-as ao mundo da imaginação, despertando a curiosidade e instigando o interesse por este universo tão rico de sonhos e realidades, levando-as a ampliar questões culturais e favorecer o conhecimento de diferentes histórias fazendo com que a criança “viva” as provocações das narrativas. Metodologia: O local escolhido é organizado antecipadamente de forma cuidadosa e acolhedora. Para atrair a atenção dos pequenos e fazer com que eles se envolvam de maneira significativa nas vivências, são utilizados os seguintes recursos: livros, músicas, efeitos sonoros, fantoches, tecidos, instrumentos musicais, personagens diversos, bolinha de sabão, etc. Resultados: Sabemos da importância em trazer e introduzir esta temática nos espaços da creche, pois essa prática possibilita às crianças o contato com diferentes histórias, conhecendo novas culturas. Nesses momentos também acontecem as interações entre os pares, entre criança/professora, estreitando os vínculos, favorecendo desta forma as relações interpessoais. As expectativas em relação aos resultados esperados estão sendo alcançadas, pois as crianças se envolvem com as propostas sendo despertadas pelo gosto, o prazer e o hábito de ouvir histórias. Durante as realizações das vivências observamos o quanto elas estão se divertindo e aprendendo. Posteriormente, em outros momentos, como na hora da roda de conversa ou durante as brincadeiras de parque, as crianças maiores são capazes de contar e recontar o que viram e ouviram dando um novo significado às narrativas. Conclusão: Concluímos que proporcionar estas vivências nos espaços da creche é relevante e enriquecedor, pois a cada história apresentada temos a oportunidade de ver o encanto nos olhos das crianças. Acreditamos que, desta maneira, estamos contribuindo e colaborando para a formação de futuros leitores, incentivando e possibilitando todas as formas de linguagens, aguçando o imaginário e ampliando o hábito da leitura.

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Referências

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

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Copyright (c) 2022 Iraci Rodrigues Vilas Boas, Ana Paula da Costa Porcino

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