Banner Portal
Indicadores estratégicos planes 2021-2025
PDF

Palavras-chave

Indicadores estratégicos
planejamento estratégico
business intelligence
automatização

Como Citar

RODRIGUES, Silviane Duarte; MELO, Alexandre Henrique de; FERRI, Emerson Jose; SILVA, Ronei Xavier da. Indicadores estratégicos planes 2021-2025: processo de construção e automatização em uma plataforma de business intelligence. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220809, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17756. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A metodologia do Planes 2021-2025 estrutura métricas e indicadores por objetivo estratégico para possibilitar o acompanhamento deles e guiar a proposição de projetos estratégicos. A definição das metas, acompanhamento dos indicadores e projetos estratégicos são etapas deste processo para alcançar os resultados do planejamento estratégico. Face a esse desafio, o presente projeto tem como objetivo construir os indicadores estratégicos de forma automatizada por meio da interoperabilidade entre os sistemas institucionais. Metodologia: A metodologia do processo de construção dos indicadores estratégicos consistiu nas seguintes etapas conforme figura 1: Etapa - O que mensurar? A equipe do Planes tem como responsabilidade identificar e elaborar a proposta de indicadores estratégicos por objetivo. Etapa Como mensurar? A equipe do Escritório de Dados analisa os indicadores com os órgãos responsáveis e define regras de cálculo e coleta; Etapa Coleta de informações: A equipe do Escritório de Dados implementa a automatização dos indicadores estratégicos e realiza a validação final com os órgãos reesposáveis; Etapa Mensuração: A equipe Planes mensura e analisa desempenho; Etapa Análise: A equipe Planes estabelece as metas; Etapa Comunicação: A equipe Planes comunica os indicadores. Resultados: Os indicadores estratégicos foram construídos na plataforma de business intelligence institucional, com a integração de mais de onze (11) sistemas institucionais dos órgãos da Administração: DAC, DGA, DGRH, SIARQ, INOVA, COMVEST, CECOM, SBU, PROEC, DEPI, CCUEC incluindo dados externos como Lattes. Ao todo, foram implementados mais de 80 indicadores estratégicos distribuídos nos treze (13) objetivos estratégicos envolvendo trinta e quatro (34) servidores de quatorze (14) órgãos da Reitoria e da administração. O cronograma do projeto também foi um grande desafio já que o processo de construção iniciou em outubro de 2020 e foi apresentado e aprovado pela COPEI em março de 2021. Conclusão: O projeto de construção e automatização dos indicadores estratégicos foi extremamente relevante para a Universidade marcando uma evolução do Planejamento Estratégico Institucional. O projeto conduzido pelo EDAT permitiu tangibilizar os resultados dos indicadores estratégicos, promover a atualização automatizada garantindo seu monitoramento contínuo. São fatores chaves para o sucesso deste projeto: aplicação de metodologias de desenvolvimento ágil, a parceria entre os órgãos envolvidos e o conhecimento técnico do EDAT para a consolidação dos indicadores propostos.

PDF

Referências

Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6154. Acesso em: 2023-03-27. Disponível em: https://www.geplanes.cgu.unicamp.br/geplanes/static/planes/Planes_2021_2025.pdf. Acesso em: 2023-03-27.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Silviane Duarte Rodrigues, Alexandre Henrique de Melo, Emerson Jose Ferri, Ronei Xavier da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.