Banner Portal
O uso de SCRUB pela equipe do serviço de Psicologia
PDF

Palavras-chave

Scrub
psicologia
equipe multidisciplinar

Como Citar

SANTOS, Laise Poterio dos. O uso de SCRUB pela equipe do serviço de Psicologia : relato de experiência no Hospital da Mulher prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220825, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17751. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A utilização de uniformes dentro do ambiente hospitalar têm como objetivo a identificação dos diferentes profissionais que ali atuam, porém não foi de forma intencional que esses foram usados por profissionais da saúde. As primeiras enfermeiras foram as freiras, com isso os uniformes eram adaptações de seus hábitos. Os scrubs, primeiramente verdes, surgem através da necessidade de se abandonar o branco dentro das salas cirúrgicas, que com as fortes luzes e o ambiente todo branco, causavam fadiga ocular nos profissionais. Hoje os hospitais adotam diferentes cores para cada setor, fazendo com que a diferenciação do profissional seja intuitiva. (O'DONNELL, VICTORIA RODRIGUES et al, 2020) O objetivo do estudo é identificar os efeitos do uso do scrub pelo serviço de psicologia no CAISM. Metodologia: A metodologia utilizada é um relato de experiência. A partir da observação da falta de padronização na vestimenta hospitalar do serviço de psicologia, a equipe optou pela escolha do scrub na cor roxa. A cor foi escolhida por não ser utilizada por nenhum outro setor do ambiente hospitalar. A implementação ocorreu em maio de 2022. Resultados: Com o uso do scrub, foi possível padronizar a vestimenta da equipe do serviço de psicologia do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP. Foi identificado o aumento na procura da equipe multidisciplinar pelo serviço de psicologia para atendimento dos pacientes nas diferentes áreas de atendimento (Obstetrícia e Neonatologia, Ginecologia e Oncologia) do hospital (enfermarias e ambulatórios). Foi perceptível a aproximação de outros profissionais e diversas especialidades (Medicina, Enfermagem, Técnicos, Fisioterapia, Nutrição, Recepção e Equipe de Segurança), possibilitando a integralização e reconhecimento visual dos profissionais da psicologia. Conclusão: Assim, com todas as psicólogas da equipe usando o mesmo modelo de scrub, conclui-se que o uso do mesmo, foi capaz de causar uma maior aproximação entre profissional, paciente e equipe multidisciplinar, por ser visto como uma vestimenta mais informal quando comparado aos jalecos. (O'DONNELL, VICTORIA RODRIGUES et al, 2020). Os scrubs roxos passaram a diferenciar e a representar a especialidade dentro do ambiente hospitalar do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP.

PDF

Referências

O'DONNELL, VICTORIA RODRIGUES et al. A brief history of medical uniforms: from ancient history to the COVID-19 time. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.2020, v. 47, e20202597. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0100-6991e-20202597>.Epub 08 Jun 2020. ISSN 1809-4546. https://doi.org/10.1590/0100-6991e-20202597

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Laise Poterio dos Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.