Banner Portal
Formação de servidores para elaboração do plano de gerenciamento de resíduos da construção civil.
PDF

Palavras-chave

Resíduos
Gestão de Resíduos
formação

Como Citar

ALMEIDA, Amanda Roberta de; MICARONI, Regina Clelia C. Mesquita; FLORENCIO, Jorge Luiz Florencio; SOUZA, Luciana Fernandes de; SOUZA, Luciana Fernandes de. Formação de servidores para elaboração do plano de gerenciamento de resíduos da construção civil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e022034, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17750. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) destina-se a regulamentar o manejo e a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos da construção civil (RCC) produzidos em todos os campi da UNICAMP. A elaboração, implantação e implementação do PGRCC atende à Política de Gestão de Resíduos da UNICAMP, contribui para a gestão sustentável da Universidade e atende às legislações ambientais vigentes, as quais estabelecem que o gerador é responsável pelo gerenciamento adequado dos RCC produzidos; e, os geradores devem elaborar e implantar seus Planos de Gerenciamento de Resíduos (PGR). Assim, este trabalho capacitou servidores da Universidade para elaboração do PGRCC e sensibilizar às questões socioambientais. Metodologia: O curso foi realizado pela Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos (GEARE), ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI), em parceria com a EDUCORP. Aconteceu no formato on-line síncrono, em 6 módulos, com carga horária de 9 horas. Ao final do curso, foi emitido certificado aos participantes. Foram convidadas 39 unidades e órgãos através de ofício à coordenação, solicitando indicação de servidores responsáveis pela gestão de obras e manutenção. Para elaboração deste PGRCC, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) formado por técnicos especialistas das áreas de projeto, operação, manutenção e ambiental da UNICAMP. A proposta foi entregue em 2010 e revisada entre os anos de 2016 e 2020 pela Câmara Técnica de Gestão de Resíduos. Resultados: Participaram da formação 130 servidores de 39 unidades e órgãos. Ao final do curso, foi solicitado à coordenação das unidades e órgãos servidores para serem cadastrados junto ao sistema SIGOR/MTR - CETESB, como responsáveis pela inserção de toda movimentação de resíduos da construção civil, atendendo assim às legislações vigentes. Estão cadastrados no sistema da CETESB 28 unidades e órgãos e um total de 44 servidores. As unidades e órgãos participantes foram: CAISM, CEB, CECOM, FCM, FCF, FCM, FENF, FOP, GASTROCENTRO, HC, IB, LACTAD, COTIL, FCA, FEA, FEAGRI, FEC, FEM, FEQ, FT, IC, IFGW, IG, IQ, SAR; FE, COTUCA, CCS, CEMEQ, CEMIB, CPQBA, FEF, FUNCAMP, DGA, IA, CBMEG, Prefeitura, CEPETRO, FEEC. O PGRCC toma como princípio norteador a hierarquia para o gerenciamento de resíduos estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos: prevenção, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Conclusão:
A formação tomou como princípio norteador a hierarquia para o gerenciamento de resíduos estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos: prevenção, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Amanda Roberta de Almeida, Regina Clelia C. Mesquita Micaroni, Jorge Luiz Florencio, Luciana Fernandes de Souza,

Downloads

Não há dados estatísticos.