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Bolsa auxílio-social (BAS)
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Palavras-chave

Educação física
ensino
pesquisa
aprimoramento profissional

Como Citar

SOUZA, Giovana Verginia de; BONGANHA, Valeria. Bolsa auxílio-social (BAS): além da permanência estudantil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220833, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17749. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O LABFEF, desde 2017, tem conseguido propor e ser contemplado com a BAS, a qual é destinada aos estudantes de graduação e pós-graduação que apresentem e comprovem dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade. No entanto, nem sempre as atividades que os bolsistas realizam estão diretamente relacionadas à sua área de formação e atuação profissional. Objetivo: 1 - Proporcionar ao bolsista BAS aprimoramento em sua área de atuação profissional; 2 - Contato com área de atuação pouco divulgada (técnico de laboratório); 3 - Possibilitar o contato do aluno de graduação em EF com a metodologia científica de padrão ouro na área de avaliação física e praticar a realização de avaliações físicas com métodos diretos e indiretos; 4 - Despertar o interesse na área de pesquisa. Metodologia: Metodologia: Os alunos bolsistas são treinados e capacitados para acompanhar e auxiliar a realizar procedimentos e técnicas de avaliação física, a manejar tanto os equipamentos padrão ouro, quanto os de metodologia indireta na área de avaliação física e a interpretar as variáveis coletadas. O aluno acompanha o apoio técnico especializado em suas funções e é orientado a ler manuais e guias práticos dos equipamentos existentes no LABFEF, além da leitura de literatura específica para entender os procedimentos adotados. Gradativamente, inicia auxiliando nas atividades, conforme o conhecimento adquirido, até atingir autonomia para a realização de todas as atividades. Resultados: Aprendizagem e capacitação, aos bolsistas, de equipamentos padrão ouro de coleta de dados em Educação Física; Desenvolvimento de habilidades inter e intrapessoais dos bolsistas; Oferecimento do estágio em Avaliação Física para os alunos de graduação da FEF, visto que os supervisores tem formação na área (doutorado em Educação Física); Oferecimento da atividade de extensão “Avaliação Física” para comunidade externa e interna da Universidade; Melhoria no processo de pesquisas ocorridas no espaço; Familiarização do bolsita à metodologia científica, despertando o interesse na área da pesquisa em EF. Após o inicio no projeto, três alunos realizaram projetos de iniciação científica (IC) e um desenvolveu o projeto “Avaliação do impacto na formação dos alunos Bolsistas, de Graduação e Pós Graduação participantes e atendidos pelo projeto BAS Auxilio Técnico em Avaliações Física -FEF”contemplado com Bolsa Auxílio Estudo Formação. Conclusão: A formação dos alunos, tanto os que atuam na prática quanto os que irão se dedicar ao Ensino e Pesquisa, é positivamente influenciada, pois durante seu processo de aprendizagem tem maior contato com procedimentos específicos. Após o início do desenvolvimento desse projeto, também, passamos a oferecer estágio nesta área aos alunos de graduação da FEF e um projeto de extensão, que atende tanto a comunidade interna quanto externa à Universidade.

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Copyright (c) 2023 Giovana Verginia de Souza, Valeria Bonganha

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