Banner Portal
Implementação de um projeto de melhoria contínua por meio do relatório A3 para prevenção de Aspiração Broncopulmonar (ABP) em uma Unidade de Cuidados Intermediários
PDF

Palavras-chave

Pneumonia aspirativa
Segurança do paciente
Gestão de riscos

Como Citar

PEREIRA, Marcelo Gustavo et al. Implementação de um projeto de melhoria contínua por meio do relatório A3 para prevenção de Aspiração Broncopulmonar (ABP) em uma Unidade de Cuidados Intermediários. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220022, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17734. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Em dezembro de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou a nota técnica 10/2020 sobre a prevenção de aspiração broncopulmonar (ABP). O núcleo de segurança do paciente (NSP) da instituição é o responsável por notificar os casos de ABP e óbitos decorrentes deste evento. O objetivo deste trabalho foi implementar um projeto de prevenção de ABP nas variáveis de gestão de risco, indicadores e desfechos em uma unidade de cuidados intermediários, de um hospital público de alta complexidade. Metodologia: Realizado um relatório A3, vinculado ao escritório de projetos, as etapas de avaliação do fluxo de valor da situação atual, identificação de Kaizen, definição de objetivos e metas SMART, elaboração do plano de ação (5W2H) e acompanhamento da implantação, por meio de indicadores e da gestão à vista, que foram definidos e executados no período de agosto de 2021 a maio de 2022. As intervenções foram executadas por profissionais das equipes da saúde. Resultados: Foram realizadas 2940 observações. Apesar dos riscos descrito na literatura ser muito abrangente a idade é um dos risco para o evento, nesse estudo foi fator de risco com maior prevalência sendo idade maior que 60 anos (22%). Muito embora a taxa de pacientes com risco de ABP tenha sido mantida (inicial= 67% versus final= 81%), após a implantação do projeto de melhoria contínua, houve uma diminuição do indicador taxa de paciente com ABP/dia (inicial= 4,6% versus final= zero). Em relação aos desfechos, 24 pacientes apresentaram ABP, 12 pacientes evoluíram para óbito e 11 receberam alta hospitalar. A literatura atual descreve que a incidência de mortalidade é de 50% nos pacientes que apresentaram ABP, o mesmo que esse estudo. Conclusão: A implantação de um projeto de melhoria contínua para prevenção de ABP incluindo monitoramento de variáveis de gestão, contribuiu para identificação dos fatores de risco, implantação de medidas de prevenção e disponibilização de dados que puderam ser notificados para ANVISA, de acordo com a orientação da nota técnica 10/2020.

PDF

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 10/2020. Práticas seguras para a prevenção de aspiração broncopulmonar em serviços de saúde [Internet]. Brasília: ANVISA; 2020.

FÉLIX, Manuela Moura de Souza; VIANA, Wladilleny Cerqueira Lemos. Implantação do protocolo preventivo de broncoaspiração em um hospital público do estado do Piauí de alta complexidade: relato de experiência. [Internet] Revista Interdisciplinar em Saúde. Teresina: Hospital Getúlio Vargas; 2021.

Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Protocolo de prevenção de broncoaspiração [Internet]. Paraíba: PT. INS. 026-01: 2021.

Ministério da Educação. Protocolo 007 - NSP - Prevenção de Broncoaspiração na Linha Adulto [Internet]. Mato Grosso do Sul: EBSERH; 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Marcelo Gustavo Pereira, Érica F. S. Gastaldi, Luciana C. de Figueiredo, Simone F. D. Marques, Gilmara C. Ferreira, Roseli de Souza Barbosa, Nathalia Martins Malaman, Patrícia B. M. Conti, Tatiana Mirabetti Ozahata, Mariana Salhab Dall Aqua Schweller, Fabrício Ferreira dos Santos, Paulo Sergio de Arruda Ignacio, Fernanda Masi Galhardo, Juliane Custódio de Andrade, Angelita P. S. Castro, Nathália A. N. Felippe

Downloads

Não há dados estatísticos.