Banner Portal
Lean saúde
PDF

Palavras-chave

Úlcera de pressão
Análises de custos
Lean healthcare

Como Citar

FALCIONI, Carolina Akmiy Schiezaro; FERREIRA, Gilmara Cristiane; SANCHES, Eliane; GRACIANO, Joaquim Antonio; CASTRO, Elenita. Lean saúde: análise do aumento da incidência de lesão por pressão por meio de relatório A3 em unidades de internação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e0220023, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17727. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Pacientes acometidos pelo covid-19 e com condições clínicas e hemodinâmicas comprometidas, imobilidade no leito, apresentam alto risco de desenvolverem lesão por pressão (LP). O aumento de ocorrência de lesão por pressão (LP) é um parâmetro negativo para a qualidade assistencial. Essas lesões afetam o paciente e elevam os custos para a instituição. A apuração e o controle de custos em saúde, servem de instrumentos eficazes de gestão. Na gestão de saúde pública, podemos nos valer destes princípios, além do mais, a possibilidade de poder eliminar os desperdícios é uma excelente opção para o SUS. O objetivo desse trabalho é aplicar o relatório A3, a fim de analisar o cenário atual e levantar as possibilidades de melhorias em relação ao aumento da incidência de Lesão por Pressão. Metodologia: Estudo quantitativo analítico realizado nas Unidades de Internação de Adultos, de um hospital terciário, no interior do Estado de São Paulo no período de Março à Julho 2021 utilizando as seguintes ferramentas: relatório A3, diagrama de Ishikawa, 5W2H. Resultados: Por meio da aplicação do A3 pudemos identificar o estado atual, traçarmos uma meta de redução da incidência de LP, realizarmos a análise do problema e a causa raiz, definirmos as contramedidas, traçarmos um plano de ação e o acompanhamento do processo todo para saber se atingimos a meta. A aplicação da ferramenta se deu, porém, a meta estabelecida não foi alcançada no período estabelecido do estudo. Mas podemos analisar que não tivemos uma constante na incidência, ou uma queda significativa que leve a alcançarmos a meta no prazo estabelecido. A pandemia da COVID-19 mudou drasticamente aspectos significativos da prevenção de lesões por pressão em hospitais de todo o mundo, tendo em vista dois fatores principais, que não controlados determinam risco alto para o desenvolvimento de LP, portanto lesões inevitáveis: condições intrínsecas do paciente e condições extrínsecas do ambiente de atendimento. O combate à uma doença desconhecida, com poucas informações, suprimentos escassos e profissionais de saúde inadequadamente treinados afetou inevitavelmente e compreensivelmente a capacidade de prevenir lesões de pele. Conclusão: Deve-se levar em consideração que as condições intrínsecas dos pacientes com COVID - 19, dizem respeito à uma doença desconhecida, com poucas informações e o cenário hospitalar atual apresenta-se com suprimentos escassos e profissionais de saúde inadequadamente treinados afetando inevitavelmente e compreensivelmente a capacidade de prevenir lesões de pele, assim como a LP. Faz-se necessário a realização de mais pesquisas com metodologia Lean Healthcare abordando o tema Lesão por Pressão.

PDF

Referências

ARAUJO, Meiriele Tavares; CASTANHEIRA, Ludmila Silva; GUIMARÃES, Maria Clara Salomão e Silva; SILVA, Yasmim Oliveira de Windsor. Análise de custo da prevenção e do tratamento de lesão por pressão: revisão sistemática. REAID [Internet]. 25 set. 2019; 89(27). Disponível em: https://bit.ly/3JI7yU1. Acesso em 8 jul 2021.

MIN, Li Li; SARANTOPOULOS, Alice; SPAGNOL, Gabriela Salim; CALADO, Robinson. O que é esse tal de Lean Healthcare? 2a ed. Campinas, 2019. E-book. Acesso em 9 jul 2021.

RAMALHO, Aline de Oliveira; ROSA, Talita dos Santos; SANTOS, Vera Lúcia Conceição de Gouveia; NOGUEIRA, Paula Cristina. Acute Skin Failure e Lesão por Pressão em paciente com COVID - 19. ESTIMA, Braz. J. Enterostomal Ther., São Paulo, v19, e0521, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3noytfW. Acesso em 8 jul 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Carolina Akmiy Schiezaro Falcioni, Gilmara Cristiane Ferreira, Eliane Sanches, Joaquim Antonio Graciano, Elenita Castro

Downloads

Não há dados estatísticos.