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Práticas de comunicação nas mídias sociais durante a pandemia da Covid-19
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Palavras-chave

Divulgação científica
mídias sociais
comunicação
Jornalismo
youtube
facebook
instagram
linkedin
twitter

Como Citar

JUNIOR, Marcos Botelho; MOZER, Bruna. Práticas de comunicação nas mídias sociais durante a pandemia da Covid-19. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220819, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17703. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Ampliar e intensificar a comunicação interna e externa da Unicamp durante a pandemia da covid-19, de março de 2020 a março de 2022, período em que foi predominante o trabalho remoto até a retomada das atividades presenciais. As ações visaram estabelecer uma comunicação transparente e assertiva das decisões tomadas pela Universidade, bem como oferecer conteúdos de qualidade e com fontes confiáveis sobre temas relacionados à própria pandemia, como saúde pública, ciência, vacinação, etc. Metodologia: Conteúdos atuais e relevantes foram produzidos pela equipe da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp, como as séries "Direto na Fonte" e "Combate às Fake News". Em seguida, o conteúdo foi divulgado nas plataformas Instagram, Youtube, Facebook, LinkedIn e Twitter. Os meios de divulgação e as maneiras de divulgar foram mais exploradas e aprimoradas, de acordo com os potenciais de cada plataforma, adotando práticas de 'System Engineering Optimization' (SEO), que envolvem adequação da quantidade de caracteres nos textos, linguagem visual e incorporação de elementos como palavras-chave e hashtags, entre outras técnicas que favorecem alcance do produto divulgado de acordo com os algoritmos. Resultados: O Twitter e o Youtube foram as plataformas que mais cresceram proporcionalmente com relação à quantidade de inscritos. O Twitter passou de 8.339 seguidores em março de 2020 para 22.869 seguidores em março de 2022. O crescimento foi de 174%. O Youtube não apresenta dados absolutos referentes à quantidade total de inscritos mês a mês. Contudo, sabe-se que antes de março de 2020 o canal contava com menos de 6.000 inscritos. Em março de 2022 a quantidade aproximada era de 35.000. Portanto, o crescimento no período foi superior a 500%, como pode ser observado no gráfico. Já o Linkedin, em março de 2020 registrava 198.663 seguidores e, no mesmo mês de 2022, chegou a 283.315 seguidores, um aumento de 42,6%. Por fim, o Facebook passou de 83.574 curtidas em março de 2020 para 98.866 curtidas em março de 2022, um crescimento de 18%. O Instagram não apresenta dados absolutos de 2020. No entanto, a plataforma informa um crescimento 17.500 seguidores de março de 2020 a março de 2022, chegando a 96.379 e aumento de 22,19%. Conclusão: O trabalho resultou em aumento considerável do número de visualizações, curtidas, comentários e seguidores/inscritos nas mídias sociais oficiais da Unicamp: Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube. Tais resultados refletem a qualidade do conteúdo produzido pela Secretaria Executiva de Comunicação, o interesse do público por este tipo de conteúdo, a assertividade das estratégias de divulgação e, por fim, a aproximação entre a Universidade e a sociedade.

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Referências

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. 2. ed. Editora Sulina, 2014. SAFKO, Lon; BRAKE, David k. A Bíblia da Mídia Social. Blucher, 2010. ESCOLA para Youtubers, 2022. Disponível em: https://criadoresid.com/canal/escola-para-youtubers/. Acesso em: 9 set. 2022.

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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Marcos Botelho Junior, Bruna Mozer

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