Banner Portal
Empréstimo de equipamentos para estudantes durante período de ensino remoto
PDF

Palavras-chave

Voluntariado
Inclusão social
Inclusão digital

Como Citar

SEVILLANO, Daniel Cantinelli; PALMEIRA, Cibele Papa; MODOLO, Raquel de Almeida Prado; COSTA, Andrea Aparecida Campos da; COIMBRA, Larissa Medeiros; SAAD, Mauro Escobar; CASTRO, Erika Maria Rodrigues de; MENEZES, Eder; ROCHA, Leandro de Barros Moreira da. Empréstimo de equipamentos para estudantes durante período de ensino remoto. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e0220008, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17697. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A pandemia do Coronavírus trouxe a necessidade de interrupção das atividades acadêmicas presenciais na Unicamp e o início de atividades remotas de ensino para cursos de graduação e de pós-graduação. Esse cenário exigiu respostas da Universidade, e uma delas foi a busca de formas para que os estudantes pudessem continuar seus estudos, sem qualquer tipo de prejuízo de aprendizagem. Assim, um grupo de voluntários, entre docentes e servidores, iniciou o processo de coleta de equipamentos de informática pelas unidades e órgãos da Unicamp para empréstimo aos estudantes, além de buscar em órgãos externos possíveis doações de equipamentos. Metodologia: Primeiro foi feito o levantamento dentro da Unicamp sobre os equipamentos que poderiam ser disponibilizados aos estudantes. Em seguida foi disponibilizado aos estudantes meios para que solicitassem os equipamentos, e a partir daí foi feita triagem socioeconômica para verificar as necessidades de cada um. Com o crescimento do projeto, foi desenvolvido um sistema pelo qual o estudante poderia enviar a solicitação e ter seu pedido avaliado. Resultados: As ações tomadas frente à situação pandêmica influenciaram positivamente a forma pela qual se desenvolveu o ensino remoto na Unicamp. Muitos dos ingressantes nos últimos anos são oriundos de classes sociais menos favorecidas, fruto de políticas de inclusão social postas em prática pela Unicamp, e o empréstimo dos equipamentos a esses estudantes possibilitou com que continuassem seus estudos mesmo sem acesso presencial à universidade. Além do apoio aos estudantes, a ação dos empréstimos fez com que distintos setores da Unicamp trabalhassem em conjunto, como DGA, PRG, SAE, DeDH, PRPG e GR; o esforço conjunto de servidores desses órgãos fez com que a dinâmica dos empréstimos fosse racionalizada, com a criação de um sistema informatizado de solicitação dos equipamentos, criado por um colega do IC de forma voluntária. Conclusão: As iniciativas destinadas ao empréstimo de equipamentos aos estudantes de baixa renda demonstraram a importância de ações complementares ao seu ingresso na universidade. Além disso, a ação conjunta de diversos órgãos para a realização dessas atividades mostrou como a universidade pode coordenar atividades e racionalizar ações voltadas à comunidade estudantil, reforçando o papel social da Unicamp.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Daniel Cantinelli Sevillano, Cibele Papa Palmeira, Raquel de Almeida Prado Modolo, Andrea Aparecida Campos da Costa, Larissa Medeiros Coimbra, Mauro Escobar Saad, Erika Maria Rodrigues de Castro, Eder Menezes, Leandro de Barros Moreira da Rocha

Downloads

Não há dados estatísticos.