Banner Portal
Autenticação centralizada no Instituto de Biologia
PDF

Palavras-chave

Autenticação
Senha
Login
Autocadastro
Segurança da informação

Como Citar

VARGAS, Valcir Cabral; SOUZA, Allan Michel de; XIMENES, Bruno Gomes; BELLINI, Gustavo Bueno; SOUZA, Jose Eduardo; BURGER, Liz de Carvalho Freitas; AKIRA, Marcos; PAIOLA, Neurival Luiz. Autenticação centralizada no Instituto de Biologia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220005, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17674. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A maioria dos serviços da Internet exige autenticação de acesso, contudo necessita de processos que consomem recursos humanos: cadastro, alteração e exclusão de usuários, trocas de senha e controle de permissão. Além de tudo, também dificulta a vida dos usuários, que muitas vezes têm que parar suas atividades e deslocar-se até a Informática. Essencialmente, este projeto automatizou os processos: Autocadastro de usuários, Recuperação de Senha via WEB, Controle de permissões de acesso, etc. As informações dos usuários foram centralizadas, simplificando atividades como: Provisionamento de novo serviço, cópia de dados e implementação das políticas de segurança. Temos aproximadamente 4.000 usuários, sendo que 300 deles mudam a cada semestre. Metodologia: O projeto foi planejado e executado por uma equipe com conhecimento plural: Desenvolvimento de Software, Internet e Atendimento ao Usuário; A implantação da autenticação centralizada exige conhecimento profundo em muitas ferramentas. Conseguimos, em parceria com a Educorp, realizar treinamentos de capacitação. As visitas em outras instituições (USP, PUCC, Instituto Eldorado, etc) foram relevantes no resultado deste projeto. Resultados: O projeto permitiu automatizar atividades manuais, tais como: Cadastro de Usuário, Recuperar Senha, Exclusão de Usuário, Controle de Permissões, etc. Oferece conforto e agilidade ao usuário, pois o processo é feito via Internet. Algumas pessoas, inclusive, executam as atividades citadas acima durante a madrugada e finais de semana, de forma automática e sem exigir que pessoas do Instituto estejam trabalhando no momento, o serviço está disponível 24h por dia. O usuário só precisa lembrar de um único par de usuário e senha para acessar os sistemas e serviços do Instituto. A nova infraestrutura de autenticação permite conectar uma vasta gama de aplicações com facilidade, evitando duplicação de esforços na autenticação e manutenção de dados de usuários. A criação de uma nova conta para alunos que chegava a demorar uma semana, passou a ser instantânea e on-line. Os dados compartilhados pelos grupos de usuários têm maior segurança e acessibilidade, devido às definições de backup implementadas e ao acesso através de equipamentos no mesmo domínio. Estamos na fase de planejamento do novo projeto de Processamento de Dados Científicos, qua já conta com a base de usuários cadastrada e que resultará em economia de tempo e de recursos humano. Conclusão: O provisionamento de um novo serviço é muito rápido, pois basta direcionar a autenticação para o Diretório existente. Um exemplo disso foi a ativação do serviço de Armazenamento de Dados Científicos, implementado durante a pandemia, que economizou tempo nos processos de gestão de usuários. Todo o conhecimento gerado nas fases de planejamento e de execução do projeto é compartilhado com a comunidade da Unicamp. Através da parceria com a Educorp, 12 turmas foram treinadas.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Valcir Cabral Vargas, Allan Michel de Souza, Bruno Gomes Ximenes, Gustavo Bueno Bellini, Jose Eduardo Souza, Liz de Carvalho Freitas Burger, Marcos Akira, Neurival Luiz Neurival

Downloads

Não há dados estatísticos.