Banner Portal
Segurança do paciente na UTI
PDF

Palavras-chave

Segurança do paciente
Assistência de enfermagem
Educação continuada em enfermagem

Como Citar

FERREIRA, Luciene Barbosa Bispo. Segurança do paciente na UTI: produção de vídeos como estratégia educativa em tempos de pandemia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e02201016, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17660. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: As práticas seguras da assistência, alicerçadas nas 6 metas internacionais de segurança do paciente, favorecem a redução de iatrogenias na assistência em saúde. Assim, disseminar as boas práticas da assistência, deve ser uma preocupação constante das instituições de saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de caso, realizado em um hospital universitário do interior do estado de São Paulo, por meio da descrição das etapas de criação de um vídeo educativo, visando divulgar ações e cuidados com enfoque na segurança do paciente. Diante da pandemia em 2020 do covid-19, treinamentos presenciais e em ambientes fechados foram suspensos. Assim, foi proposto para a equipe de enfermagem da UTI, elaborar um vídeo educativo abordando o tema. Após discussão do tema entre os membros da equipe de enfermagem e enfermeiros, foi optado pela equipe, gravar cenas das ações de cuidado, sem tornar possível a identificação dos participantes, nas quais era abordado o tema "6 metas internacionais de segurança", sendo que um enfermeiro e um técnico de enfermagem do próprio grupo, foram responsáveis pela compilação e edição das imagens gravadas pelos diversos membros da equipe de enfermagem.  Resultados: O material obtido foi editado por um aplicativo de edição de imagens disponível no celular (aplicativo clip), com a inclusão de trilha sonora, legendas e tratamento de imagens, na qual o estilo escolhido foi história em quadrinhos ilustrada no modo animado, possibilitando a construção de um vídeo de trinta e seis segundos que abordava as metas internacionais de segurança. Após a construção, o vídeo foi divulgado entre os profissionais de saúde, não somente da UTI, mas de todos os setores do hospital, contribuindo assim para a informação, reflexão e discussão do tema. O vídeo disponível para consulta, encontra-se disponível para acesso no link: https://www.youtube.com/watch?v=MYxLQU_wm5I. Após o vídeo produzido, o mesmo foi enviado para avaliação do Núcleo de Segurança e qualidade do hospital e posteriormente divulgado nas redes sociais da instituição e em dezembro/2021, foi utilizado durante o treinamento de funcionários da equipe de enfermagem, recém-admitidos na UTI, visando abordar a temática e disseminar a importância da prestação de um cuidado seguro para o paciente e família e que também é seguro para o profissional. Conclusão: Houve grande interação e discussão entre os profissionais de enfermagem durante o processo de produção do vídeo, de modo que o tema segurança do paciente e práticas seguras foi amplamente abordado. O vídeo foi um instrumento para a construção da análise crítica sobre as práticas seguras do cuidado, colaborando para o processo educativo dos profissionais de enfermagem . Ações como essa, contribuem para o desenvolvimento da cultura de segurança dentro da instituição. 

PDF

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Assistência Segura: Uma reflexão teórica aplicada à prática. Brasília: Anvisa, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.

, de 25 de julho de 2013. Institui sobre as ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 Jul 2013.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Luciene Barbosa Bispo Ferreira et al.

Downloads

Não há dados estatísticos.