O corpo humano

Autores

  • Vera Lúcia Nunes Barboza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.11572

Resumo

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI/BRASIL,1998) o conceito de movimento é: [...] O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. (p. 15) Para as crianças pequenas, o movimento assume um papel importante, que significa muito mais do que movimentar partes do corpo ou deslocar-se no espaço; elas se comunicam e se expressam por meio de gestos e das mímicas faciais, e interagem utilizando fortemente o apoio do corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Nunes Barboza, Universidade Estadual de Campinas

REIT - Reitoria; DGRH - Diretoria Geral de Recursos Humanos; DEDIC - Divisão de Educação Infantil e Complementar.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

BARBOZA, V. L. N. . O corpo humano. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019296, 2019. DOI: 10.20396/sinteses.v0i7.11572. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/11572. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida