Banner Portal
Acolhimento de enfermagem em um serviço de radioterapia de um Hospital Universitário do Interior de São Paulo
PDF

Como Citar

PI CHILLIDA, Manuela de Santana; FERREIRA, Edna Aparecida; CAMPOS, Heloise Francine Bertelli de; MALTA, Mônica Alexandre; CAVALCANTI, Valdirene da Costa. Acolhimento de enfermagem em um serviço de radioterapia de um Hospital Universitário do Interior de São Paulo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019293, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/11567. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento. (1) O diagnóstico do câncer, assim como seus tratamentos geram dúvidas, inseguranças, medos, e outros sentimentos. Neste contexto o acolhimento pela equipe tornasse importantes para o esclarecimento de dúvidas, facilita o entendimento do paciente e família sobre a radioterapia, identifica possíveis fatores interferentes, promove o acolhimento humanizado e dá suporte ao plano de cuidados.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Manuela de Santana Pi Chillida, Edna Aparecida Ferreira, Heloise Francine Bertelli de Campos, Mônica Alexandre Malta, Valdirene da Costa Cavalcanti

Downloads

Não há dados estatísticos.