Prevalência de alcoolismo entre indivíduos que abandonaram o tratamento após a realização da cirurgia bariátrica no HC UNICAMP

Autores

  • Camila Fernanda Lourençon Vegian Universidade Estadual de Campinas
  • Elaine Cristina Cândido Universidade Estadual de Campinas
  • Elinton Adami Chaim Universidade Estadual de Campinas
  • Leticia Martins de Albuquerque de Moura Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.11269

Resumo

Denomina-se obesidade o acúmulo anormal ou excessivo de reserva energética sob a forma de gordura em um indivíduo, com potencial agravo à saúde de seu portador. O tratamento cirúrgico é indicado para pacientes com obesidade grau III, ou pacientes portadores da obesidade grau II com comorbidades. O processo cirúrgico demanda uma intensa adesão dos pacientes no período pós-operatório, pois implica em modificações de hábitos alimentares, comportamentais e de estilo de vida, podendo acarretar vários transtornos; destes, o transtorno mais evidenciado tem sido o alcoolismo. Objetivou-se avaliar a prevalência do alcoolismo em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica que não aderiram ao tratamento no pós operatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Fernanda Lourençon Vegian, Universidade Estadual de Campinas

HC - Hospital de Clínicas; DENF - Departamento de Enfermagem; SEAMPE - Serv.de Enferm.de Ambulatorios e Proced.Especializado.

Elaine Cristina Cândido , Universidade Estadual de Campinas

SEAMPE

Elinton Adami Chaim, Universidade Estadual de Campinas

HC UNICAMP

Leticia Martins de Albuquerque de Moura, Universidade Estadual de Campinas

SEAMPE

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

VEGIAN, C. F. L. .; CÂNDIDO , E. C.; CHAIM, E. A.; MOURA, L. M. de A. de. Prevalência de alcoolismo entre indivíduos que abandonaram o tratamento após a realização da cirurgia bariátrica no HC UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019246, 2019. DOI: 10.20396/sinteses.v0i7.11269. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/11269. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)