Liderança no setor público

Autores

  • Mariana Pedroso Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.11257

Resumo

Este trabalho tem a intenção de contextualizar liderança dentro do setor público, trazendo questões culturais e explicações sobre os conceitos, implicações e diferenças entre liderança e chefia e propõe a capacitação dos líderes que já ocupam cargo de confiança e implantação de processo seletivo que identifique as competências para a investidura no cargo. Pouco se fala sobre liderança na gestão pública, talvez porque seja um tema razoavelmente recente no Brasil. Começou-se a falar em Liderança no início de 90 com o ex-ministro da fazenda (no governo de José Sarney) e ex-ministro da Administração e Reforma do Estado (no governo de Fernando Henrique Cardoso), Luiz Carlos Bresser-Pereira, que, aliás, através deste último cargo que se iniciou novo olhar na gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pedroso, Universidade Estadual de Campinas

FCM - Faculdade de Ciências Médicas; CPG - Coordenadoria de Pos-Graduação; SECCPG - Secretaria da Comissão de Pos-Graduação.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

PEDROSO, M. . Liderança no setor público. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019234, 2019. DOI: 10.20396/sinteses.v0i7.11257. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/11257. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida