Desenvolvimento estratégico e logístico para redução de resíduos químicos gerados em laboratório de pesquisa de Universidade Pública Paulista

Autores

  • Mariana Piovezan Fugolin Lazarim Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.11234

Resumo

O objetivo do presente trabalho visa desenvolver um projeto estratégico e logístico para implantação de um banco virtual de estoque de reagentes químicos em laboratório de pesquisa em uma universidade pública. Durante as etapas de desenvolvimento do projeto houve o uso de ferramentas de gestão, tais como o ciclo PDCA e o diagrama de causa-efeito. Após a implantação do banco virtual de estoque, espera-se uma diminuição de aproximadamente 30% na quantidade de resíduos descartados, redução nos processos de compras e consequente economia monetária e a promoção da agilidade na execução dos experimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Piovezan Fugolin Lazarim, Universidade Estadual de Campinas

FOP - Faculdade de Odontologia de Piracicaba; DPP - Departamento de Protese e Periodontia; PERIO - Periodontia.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

LAZARIM, M. P. F. . Desenvolvimento estratégico e logístico para redução de resíduos químicos gerados em laboratório de pesquisa de Universidade Pública Paulista. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019223, 2019. DOI: 10.20396/sinteses.v0i7.11234. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/11234. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida