Resumo
A gestão da Universidade preocupa se com a manutenção dos alunos ativos nos cursos, a redução dos índices de desistência/evasão e a integralização. A evasão é um evento complexo e multifacetado, que precisa de ações para sua redução. Muitos fatores podem contribuir para a desistência do aluno: adaptação psicoemocional e do ingresso no curso, dificuldades de desempenho acadêmico e/ou financeiras. Indicadores da evolução acadêmica que permitam alterações curriculares visando melhores práticas, a partir das disciplinas e alunos. Objetivamos subsidiar gestores acadêmicos para ações voltadas à conclusão dos cursos. Está em implementação um sistema de indicadores e alertas para acompanhamento dos estudantes e disciplinas, o GestaGrad.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Gislaine Aparecida Fonsechi Carvasan, Paulo Eduardo Favero, Daniel Marques Paula de Oliveira, Edvaldo Sabadini , Mara Patricia Traina Chacon-Mikahil , Daniela Gatti , Eliana Martorano Amaral