GestaGrad

projeto estratégico PRG de indicadores de fluxo acadêmico

Autores

  • Gislaine Aparecida Fonsechi Carvasan Universidade Estadual de Campinas
  • Paulo Eduardo Favero Universidade Estadual de Campinas
  • Daniel Marques Paula de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Edvaldo Sabadini Universidade Estadual de Campinas
  • Mara Patricia Traina Chacon-Mikahil Universidade Estadual de Campinas
  • Daniela Gatti Universidade Estadual de Campinas
  • Eliana Martorano Amaral Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.10306

Resumo

A gestão da Universidade preocupa se com a manutenção dos alunos ativos nos cursos, a redução dos índices de desistência/evasão e a integralização. A evasão é um evento complexo e multifacetado, que precisa de ações para sua redução. Muitos fatores podem contribuir para a desistência do aluno: adaptação psicoemocional e do ingresso no curso, dificuldades de desempenho acadêmico e/ou financeiras. Indicadores da evolução acadêmica que permitam alterações curriculares visando melhores práticas, a partir das disciplinas e alunos. Objetivamos subsidiar gestores acadêmicos para ações voltadas à conclusão dos cursos. Está em implementação um sistema de indicadores e alertas para acompanhamento dos estudantes e disciplinas, o GestaGrad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Aparecida Fonsechi Carvasan, Universidade Estadual de Campinas

REIT - Reitoria; PRG - Pró-reitora de Graduação; ATPRG - Assistência Técnica.

Paulo Eduardo Favero, Universidade Estadual de Campinas

DAC.

Daniel Marques Paula de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

PRG.

Edvaldo Sabadini , Universidade Estadual de Campinas

PRG.

Mara Patricia Traina Chacon-Mikahil , Universidade Estadual de Campinas

PRG.

Daniela Gatti , Universidade Estadual de Campinas

PRG.

Eliana Martorano Amaral, Universidade Estadual de Campinas

PRG.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

CARVASAN, G. A. F.; FAVERO, P. E.; OLIVEIRA, D. M. P. de; SABADINI , E.; CHACON-MIKAHIL , M. P. T.; GATTI , D.; AMARAL, E. M. GestaGrad: projeto estratégico PRG de indicadores de fluxo acadêmico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019081, 2019. DOI: 10.20396/sinteses.v0i7.10306. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/10306. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)