Mãos na terra e a terra nas mãos

Autores

  • Márcia de Oliveira Soares Universidade Estadual de Campinas
  • Cristina Aparecida Dias Kovalski Universidade Estadual de Campinas
  • Sebastião Martins Vital Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.10268

Resumo

Para além dos aspectos biológicos como uso consciente dos recursos naturais, que devem ser trabalhados no cotidiano (não desperdiçar água e nem materiais), preservar a natureza etc, buscamos formar uma nova relação da criança com o mundo, enfatizando seus aspectos políticos e sociais. A ideia principal é educar os pequenos para o convívio social, solidário, harmonioso e responsável, criando uma consciência coletiva que leve a criança a construir ao longo da sua vida, um sentimento de pertencimento a este mundo e uma responsabilidade com o coletivo, articulando todos os elementos (natureza, política e sociedade) para a construção de valores e um novo olhar para o meio ambiente.

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Biografia do Autor

Márcia de Oliveira Soares, Universidade Estadual de Campinas

REIT - Reitoria; DGRH - Diretoria Geral de Recursos Humanos; CECI - Centro de Convivencia Infantil.

Cristina Aparecida Dias Kovalski, Universidade Estadual de Campinas

Centro de Convivência Infantil CECI/UNICAMP.

 

Sebastião Martins Vital, Universidade Estadual de Campinas

Divisão de Educação Infantil e Complementar da UNICAMP/DEDIC.

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

SOARES, M. de O. .; KOVALSKI, C. A. D. .; VITAL, S. M. . Mãos na terra e a terra nas mãos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019188, 2019. DOI: 10.20396/sinteses.v0i7.10268. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/10268. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida