Boas práticas de pesquisa

a utilização da ferramenta de similaridade na UNICAMP

Autores

  • Mariana Pedroso Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • Gildenir Carolino Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Daniela Feijó Simões Universidade Estadual de Campinas
  • Valéria dos Santos Gouveia Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Márcio Souza Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Oscar Eliel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.10236

Resumo

As universidades para garantirem boas práticas de pesquisas estão estabelecendo políticas institucionais, e uma cultura sólida nas questões relacionadas à integridade ética da pesquisa. A evolução dos sistemas de informação, em especial softwares de plágio e similaridade, possibilitou que instituições comparassem com mais agilidade e eficiência, as produções cientificas que inferissem na integridade acadêmica oriundas de sua comunidade (SANTOS, 2018). Em 2016, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio do Sistema de Bibliotecas, disponibilizou a ferramenta Turnitin para verificação de originalidade e prevenção de plágio. O referido trabalho tem como objetivo apresentar a implantação da ferramenta na universidade.

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Biografia do Autor

Mariana Pedroso Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

BIBCE - Biblioteca Central; BCOM - Biblioteca Comunitaria; TIS - Suporte.

Gildenir Carolino Santos , Universidade Estadual de Campinas

Biblioteca Central

Daniela Feijó Simões, Universidade Estadual de Campinas

Biblioteca Central

Valéria dos Santos Gouveia Martins, Universidade Estadual de Campinas

Biblioteca Central

Márcio Souza Martins, Universidade Estadual de Campinas

Biblioteca Central

Oscar Eliel, Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

TEIXEIRA, M. P. .; SANTOS , G. C.; SIMÕES, D. F.; MARTINS, V. dos S. G.; MARTINS, M. S.; ELIEL, O. Boas práticas de pesquisa: a utilização da ferramenta de similaridade na UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019175, 2019. DOI: 10.20396/sinteses.v0i7.10236. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/10236. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão